Nessa pandemia sem precedentes e que já nos mantêm isolados socialmente há 1 ano, todos os setores tiveram que se reinventar e se adaptar ao “novo normal”. Não foi diferente para o audiovisual e é cada vez mais comum nos depararmos com produções feitas durante a pandemia, tratando dos impactos da pandemia na vida das pessoas. Séries, filmes, webséries foram criados com esse tema e o que, no começo, se destacava por ser novidade pode agora cair na mesmice. Como criar um conteúdo original e interessante sobre uma pandemia que está presente em absolutamente tudo que fazemos e consumimos desde o começo de 2020? A nova série nacional original do Amazon Prime Video parece ter encontrado a resposta.
5X Comédia, a primeira série brasileira fictícia original Amazon a ser lançada no streaming e inspirada na franquia teatral de mesmo nome é uma série antológica que traz a cada episódio uma questão relevante, como família, solidão, sexo, saúde, privilégios e ainda questões financeiras e sociais, tudo isso em tempo de pandemia.
Já assistimos aos dois primeiros episódios e gostamos do que vimos. O primeiro é estrelado por Gregório Duvivier, Katiuscia Canoro e Guida Vianna, que interpretam uma família em isolamento social, mas o personagem de Gregório é um hipocondríaco, em crise por conta da pandemia, e seus exageros chegam a isolá-lo dentro do isolamento, já que ele fica trancado em seu quarto para não ter contato nem mesmo com sua esposa, sua mãe e seu filho.
O talento de Gregório e Katiuscia para comédia é inegável desde seus projetos mais antigos e continua sendo assim em 5X Comédia, mas com a grata surpresa dos toques de drama presentes no enredo. Guida Vianna também faz um ótimo trabalho representando os idosos que já não aguentam mais ficar dentro de casa e tentam dar aquela “fugidinha”.
O segundo episódio é ainda mais interessante e abrangente. Intitulado “Colapso”, toda a trama se passa num prédio residencial de luxo em São Paulo, que é um retrato perfeito do Brasil atual. Gabriel Godoy vive Edgar, um empresário viciado em termos em inglês, que perdeu parte de seu patrimônio por conta da pandemia e por isso defende que “o Brasil não pode parar” e comemora cada abertura do comércio. Em contrapartida temos o porteiro Zezinho, mais uma atuação impecável e engraçadíssima de Rafael Portugal, que está morando no prédio durante a pandemia, mas não perde uma oportunidade de manter contato com sua esposa Maria, interpretada com igual qualidade pela hilária Samantha Schmütz, que se vira vendendo máscaras. O casal se esforça para seguir todas as medidas de segurança para evitar a doença, mas os favores pedidos por Edgar, seguidos por recompensa em dinheiro, colocam em risco a saúde de Zezinho.
O que faz 5X Comédia se destacar é que, por mais que todas as situações se passem durante a pandemia, os assuntos principais são questões que sempre existiram na nossa sociedade, independente do Covid-19. O uso da comédia para essa abordagem é feita de forma leve, ainda que carregue muitas vezes um humor ácido e momentos de drama que acrescentam profundidade às histórias. Os roteiros, pelo menos desses dois episódios que já pudemos conferir, trazem histórias rápidas, bem amarradas e muito fáceis de se identificar.
A série que chega ao Amazon Prime Video em 26 de março contará com 5 episódios de aproximadamente 25 minutos cada, criados por Monica Monique Gardenberg, e conta também outros grandes nomes da comédia como Thati Lopes, Victor Lamoglia e Yuri Marçal.