Este ano não será diferente já que a EWA (‘European Women’s Audio Visual Network’) se juntará ao grupo ‘Women In Motion’ de Cannes para dar cada vez mais voz para o movimento de inclusão de mulheres e igualdade de sexos na indústria cinematográfica.
O EWA tem o intuito de captar informações gráficas sobre as diferenças muito significativas que existem na participação das moças no mercado e revelam dados bem chocantes como: apenas um em cada cinco filmes tem uma diretora (21%) e também que 84% das publicidades são direcionadas para homens.
Já o ‘Women In Motion’ tem como objetivo aumentar a diversidade nas telonas e recebe o apoio da grande empresa Kering – que é dona de marcas luxuosas como Gucci, Alexander McQueen e Stella McCartney -. Este ano será o segundo do programa em Cannes e contará com várias entrevistas gravadas de executivas, produtoras e mulheres muito talentosas, assim como as portadoras de voz do ano passado Isabella Rossellini, Salma Hayek e Isabelle Rupert.
Vale lembrar que o festival já recebeu muitas críticas depois da polêmica do ano passado em que obrigava as mulheres a usar salto nos eventos de tapete vermelho.
O festival vai de 13 a 24 de maio.
Vamos ver o que nos aguarda esse ano.