Do Jeito Que Elas Querem – O Próximo Capítulo
Diretor
Bill Holderman
Elenco
Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen
Roteirista
Bill Holderman e Erin Simms
Estúdio
Universal Pictures
Duração
107 minutos
Data de lançamento
11 de maio de 2023
Do Jeito Que Elas Querem: O Próximo Capítulo é a definição de feel good movie, aqueles filmes leves para você se divertir e relaxar sem grandes preocupações, mas ainda com uma mensagem oportuna, mantendo o elenco excepcional, personagens honestas e irreverentes, as questões de etarismo e da mulher dentro desse contexto e o bom humor, que não funciona todas as vezes, mas está sempre presente.
O primeiro filme, lançado em 2018, nos introduziu a esse grupo de amigas de longa data que se reúnem desde jovens num Clube do Livro e depois, entrando na casa dos 70 anos, se rendem ao livro do momento da época: Cinquenta Tons de Cinza, embarcando numa jornada de autoconhecimento e redescobrimento da sexualidade nessa nova fase da vida. Agora, 4 anos e uma pandemia depois, as quatro amigas estão se ajustando a outras novidades, Carol (Mary Steenburgen) teve que fechar seu restaurante por conta da pandemia e seu marido teve um infarto, fazendo com que Carol esteja sempre em estado de alerta e vigilância em relação a Bruce (Craig T. Nelson), Sharon (Candice Bergen) que antes era juíza, agora está aposentada e se dedicando apenas ao seu gato, Diane (Diane Keaton) está morando com Mitchell e levando uma vida mais independente e Vivian (Jane Fonda), para surpresa de todos, está noiva de Arthur (Don Johnson), apesar de ter sido sempre uma solteira convicta.
O livro da vez, inspiração para os novos passos do grupo, é O Alquimista, do brasileiro Paulo Coelho e guiadas pela vontade de seguir os sinais, destino, ou simplesmente fazer o que se tem vontade de fazer, decidem por comemorar o noivado de Vivian com uma viagem de despedida de solteiro. Como 90% das sequências de Hollywood, elas viajam para a Europa e a Itália é o novo cenário para as quatro amigas. Apesar do clichê, o país de certa forma acaba combinando tanto com as personagens quanto com o enredo. São destacados os atributos mais populares do país, os homens e os flertes, o vinho, a gastronomia, as paisagens, nada que você ainda não tenha visto em outros filmes com esse destino. Pode-se dizer o mesmo do filme como um todo. Do Jeito Que Elas Querem não adicionam ou criam elementos exatamente originais, ou surpreendentes, mas seu segredo é saber adaptar essas convenções, ou até mesmos clichês, a essas personagens que, em outras produções, raramente assumem o papel de protagonistas.
Do Jeito Que Elas Querem sabe atingir um público que é muitas vezes ignorado ou colocado em uma caixa bem específica – assim como as protagonistas da história – e que nesse filme podem encontrar uma nova perspectiva. Talvez o primeiro filme tenha sido melhor construído e bem executado e a sequência tenha perdido um pouco de sua força (de novo, como geralmente ocorre com sequências que não são exatamente necessárias), as piadas seguem o mesmo nível e as coincidências são um tanto mais forçadas, mas o romance, que já esteve presente no primeiro filme, volta com força total, ainda sem ofuscar o principal, que é a amizade entre as quatro.
Pouco há para se dizer quanto a trama em si, é uma sequência de trapalhadas, falhas de comunicação e “aventuras” que sempre levam à confusão, sem grandes absurdos, mas também sem se tornar desinteressante. O elenco é o trunfo, são as atrizes que nos levam a acreditar e torcer por essas mulheres que descobrem e, consequentemente, ensinam que a vida não acaba até acabar.
Por Júlia Rezende