Missão: Impossível – Acerto De Contas – Parte 1
Diretor
Christopher McQuarrie
Gênero
Ação
Elenco
Tom Cruise, Hayley Atwell, Ving Rhames
Roteirista
Bruce Geller, Erik Jendresen, Christopher McQuarrie
Estúdio
Paramount Pictures
Duração
155 minutos
Data de lançamento
13 de julho de 2023
“Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1” é o mais recente filme da franquia de ação protagonizada por Ethan Hunt, interpretado pelo grande ator Tom Cruise. Nesta primeira parte, somos apresentados a uma trama repleta de reviravoltas e sequências de ação espetaculares. No entanto, o filme também apresenta alguns pontos negativos que estão presentes no ritmo de sua narrativa.
Uma das maiores qualidades do filme é a sua ação eletrizante. As sequências de perseguição, lutas e momentos de alta tensão são coreografados com maestria, mantendo o ritmo dinâmico que ativa essa sensação de urgência no espectador durante todo o longa. Tom Cruise é conhecido por seu comprometimento extremo em suas performances de ação, então é notável ver o ator executar essas cenas sem a ajuda de dublês, e mais uma vez demonstrando como tem coragem e habilidade física que trazem um elemento de realismo às cenas.
Ao lado de Cruise, outros atores se destacam, como Simon Pegg (Benji Dunn) e Ving Rhames (Luther Stickell), que retornam trazendo a sabedoria e o alívio cômico da equipe de Hunt. Rebecca Ferguson, também retorna como a agente Ilsa Faust, a atriz sempre entrega uma performance ótima, mas mesmo assim, o enredo deixou a personagem de Ferguson um pouco descartável para a história. Já a atriz Hayley Atwell, estreia no papel da ladra Grace, que ganha um grande destaque na narrativa, mesmo sua personagem ainda sendo pouco aprofundada.
Uma das principais características do trabalho do diretor Christopher McQuarrie é sua habilidade com filmes de ação, pois ele é o responsável por ter captado a essência de “Missão: Impossível” e torna-la ainda relevante para o cinema. E claro, como a sua parceria com Tom Cruise é importante, pois criou-se essa relação próxima da câmera e ator, que até juntos pulam (literalmente) de um avião, algo que ajudou a moldar a identidade da franquia
A história do filme é muito interessante, apresenta um assunto em alta que é o poder da Inteligência Artificial, refletindo sobre as consequências do avanço tecnológico que podem causar futuras guerras e a luta pelo controle do mundo. Hunt tem um inimigo fantasma, que parece ser realmente uma missão impossível conseguir vencê-lo. Junto com este vilão, uma figura do passado retorna e que o conhece antes de ser um agente do FMI, o que ajuda a trazer um aprofundamento na história de um dos maiores personagens do cinema.
No entanto, a trama, apesar de envolvente, acaba sendo um tanto previsível em certos momentos, deixando uma sensação de que já vimos algo semelhante antes. Além disso, o ritmo do filme pode parecer um pouco desequilibrado, com algumas cenas de ação prolongadas demais, e a longa duração do filme que é totalmente desnecessária, tendo em mente que terá uma segunda parte da história.
Outro ponto negativo é a falta de desenvolvimento de certos personagens secundários. Embora Ethan Hunt seja o protagonista indiscutível, alguns dos coadjuvantes poderiam ter recebido mais atenção e profundidade em suas motivações e histórias individuais. Isso poderia ter enriquecido ainda mais o enredo, que fica muito mais focado em entregar cenas de ações grandiosas.
Por fim, o filme entrega uma experiência de ação empolgante e surpreendente. Certamente agradará aos fãs da franquia. No entanto, não se pode ignorar suas falhas narrativas, que deixam uma sensação de que poderia ter sido ainda melhor, o que pode ser o caso da segunda parte do filme, que tem estreia prevista para 2024.
“Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1” chega aos cinemas no dia 13 de julho.