CCBB de São Paulo recebe a Mostra de Cinema Norueguês em setembro

[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”justified” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Desde o dia 6 de setembro acontece a Mostra de Cinema Norueguês no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo. O evento irá exibir 15 obras como ficções e documentários do ano de 2008 à 2015. Após o estado de São Paulo, a mostra segue para Brasília.

Confira abaixo a programação completa.

6/9, quarta-feira

17h: “A Onda” (2015), de Roar Uthaug

19h: “Kon-Tiki” (2012), de Joachim Rønning e Espen Sandberg

7/9, quinta-feira

15h: “Operação Ártico” (2014), de Grethe Bøe-Waal

17h: “O Homem que Amava Yngve” (2008), de Stian Kristiansen

8/9, sexta-feira

17h: “A Garota das Laranjas” (2009), de Eva Dahr

19h: “Beije-me, Caramba” (2013), de Stian Kristiansen

9/9, sábado

16h: “Kurt Fica Perverso” (2008), de Rasmus A. Sivertsen

18h: “Staying Alive” (2015), de Charlotte Blom

10/9, domingo

15h: “Chute!” (2014), de Catarina Launing

17h: “A Onda”

11/9, segunda

17h: “Parentes São Eternos” (2013), de Frode Fimland

19h: “1001 Gramas” (2014), de Bent Hamer

13/9, quarta-feira

17h: “Eternamente Irmãos: A Grande Jornada” (2015), de Frode Fimland

19h: “Victoria” (2013), de Torun Lian

14/9, quinta-feira

17h: “Staying Alive”

19h: “Irmãos” (2015), de Aslaug Holm

15/9, sexta-feira

17h: “Kurt Fica Perverso”

19h: “Victoria”

16/9, sábado

16h: “Chute!”

18h: “Kon-Tiki”

17/9, domingo

15h: “Amor de Verdade” (2011), de Anne Sewitsky

17h: “A Garota das Laranjas”

18/9, segunda-feira

17h: “Operação Ártico”

19h: “O homem que Amava Yngve”

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência. O CCBB fica localizado na Rua Álvares Penteado, 112.

Sinopses.

“A Onda”: Como consequência de um deslizamento de rochas na montanha de Akerneset, um geólogo e sua família lutam pela sobrevivência quando o fiorde de Geriranger é atingido por uma onda de 85 metros de altura.

“Kon-Tiki”: Em 1947, Thor Heyerdahl e mais cinco tripulantes saem numa expedição para percorrer o Oceano Pacífico em uma jangada feita por ele mesmo. O objetivo da viagem é provar que os sul-americanos se estabeleceram na Polinésia na era pré-colombiana.

“Operação Ártico”: A adolescente Júlia, de 13 anos, e seus irmãos Sindre e Ida, gêmeos de 8 anos, acabam de se mudar para uma pequena cidade com sua mãe. Desesperados para encontrar o pai, que está trabalhando no sul da Noruega, eles resolver entrar às escondidas num helicóptero que vai em direção a ele. Infelizmente, a aeronave muda sua rota e os três vão parar numa ilha deserta, onde terão de enfrentar a natureza com suas nevascas e ursos polares famintos.

“O Homem que Amava Yngve”: Novembro de 1989. O muro de Berlim é derrubado. Na cidade de Stavanger, na Noruega, Jarle Klepp, 17 anos, forma uma banda de punk rock com sua namorada e seu amigo e leva a vida como qualquer outro adolescente até a chegada do colega Yngve em sua classe, por quem se apaixona. Jarle sofre uma crise de identidade e se afasta de seu melhor amigo e da namorada. Em meio a tais acontecimentos, o filme perde seu tom engraçado e vai dando espaço a um drama com um desfecho incerto.

“A Garota das Laranjas”: Inspirado no livro “A Garota das Laranjas”, de Jostein Gaarder. O filme conta uma linda história que é uma lição de vida de pai para filho, cheia de referências filosóficas e ensinamentos sobre o amor. O protagonista da trama é um jovem que recebe uma carta do pai morto há muitos anos. Por meio da carta, o filho passa a conhecer de verdade seu pai e entende o quanto ele amava sua mãe.

“Beije-me, Caramba”: Tale, de 17 anos, lidera grupo de teatro de adolescentes, que está organizando uma peça do famoso escritor norueguês Jon Fosse. Um ator profissional, no meio de uma crise de vida, compromete-se a dirigi-los, mas impõe uma condição: o protagonista será um herói local, um grande jogador de futebol e um verdadeiro idiota. O grupo logo descobre que as ambições do diretor fazem as vidas deles um inferno.

“Kurt Fica Perverso”: Kurt é um cara inteligente; um motorista de caminhão muito competente, mas nem todo mundo o vê assim. Um dia, alguém diz a ele que médicos são mais importantes que motoristas de caminhão. Isso o ofende profundamente. Ele decide se unir a seu irmão, Bud, para fazer todo o possível para se tornar numa pessoa importante. Acontece que essa busca desenfreada o transforma num homem mau.

“Staying Alive”: Marianne, de 34 anos, descobre que seu marido, Haakon, com quem é casada há dez anos e tem dois filhos, está tendo um caso com Frida, a cozinheira de waffles do trabalho. Para piorar a stuação, em vez de ficar de joelhos e implorar por perdão, o marido sugere que o casal dê um tempo. O filme é uma comédia sobre como se levantar quando a vida te derruba.

“Chute!”: O filme trata da história da jovem Anja, que ama futebol, apesar das críticas de seu colega Jonas, que considera o esporte inadequado para meninas. Anja usa seu senso de humor para lidar com o bullying de Jonas, sem saber que a hostilidade do garoto é apenas um disfarce de seu amor por ela. Quando Anja é diagnosticada com leucemia, ela continua otimista até o momento que não é capaz mais de participar dos torneios de futebol da escola. É aí que Jonas bola um plano especial para alegrar a menina.

“Parentes São Eternos”: Documentário poético sobre um casal de irmãos, Magnar (73) e Oddny (70) que vivem como muitos noruegueses viviam há 50 anos. Eles estão longe de serem ricos, mas vivem em contato direto com a natureza, na casa onde moram desde a infância. Eles cuidam da fazenda da família como gerações antes deles cuidavam. O tempo parece estar parado, mas ele passa rapidamente.

“Eternamente Irmãos”: Magnar (73) e Oddny (70) passaram toda a sua vida numa pequena fazenda nas montanhas da Noruega, aparentemente inalterada pelas riquezas da sociedade moderna. Um dia, seus parentes norte-americanos vêm visitá-los e os convidam a conhecer o lugar para onde a irmã de sua avó emigrou em 1890. Mas será que os irmãos, em seus setenta, irão se atrever a fazer a longa jornada, mal tendo viajado para fora de seu município?

 “1001 Gramas”: Quando a cientista norueguesa Marie participa de um seminário em Paris sobre o peso real de um quilo, é sua própria medida para decepção, tristeza e, não menos, amor, que acaba pesando. Finalmente, Marie é forçada a pensar sobre o quanto uma vida humana realmente pesa e quais medidas ela pretende usar em sua vida.

 “Victoria”: Baseado no clássico de Knut Hamsun, de 1898. O filme trata da história de Johannes, um jovem pobre de 14 anos que se apaixona por Victoria, filha de um rico proprietário. Durante anos, Johannes busca subir na vida para se tornar digno de se casar com o seu verdadeiro amor, mas não consegue. O filme tem tudo o que cineastas e cinéfilos poderiam desejar: um amor entre jovens, diferença de classes, trajes de época, locações gloriosas e, ao final, uma tragédia desoladora.

“Irmãos”: A diretora Aslaug Holm realiza um retrato aprofundado de parte da juventude de seus dois jovens filhos, Markus e Lukas. O filme é uma análise intimista da relação entre os dois irmãos, sobre as dificuldades e sonhos, esperanças e os prazeres infantis vivenciados e compartilhados pelos dois.

“Amor de Verdade”: Anne é uma menina de 10 anos que adora correr e subir em árvores. Quando o novo garoto da sala, Jorgen, muda-se para a casa assombrada na mesma rua onde ela mora, o mundo de Anne é virado de cabeça para baixo e ela se apaixona perdidamente por ele. Todas as outras meninas da classe de Anne se apaixonam por Jorgen também, inclusive a bela e loira Ellen. Mas isso é não é um obstáculo para Anne; ela está disposta a ir mais longe do que qualquer uma para conquistá-lo.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

pt_BR