Desde que o mundo é mundo, o ser humano vive em constante mudança, a fim de se proteger ou evoluir. E a imigração é um desses processos, que visa a evolução de uma sociedade.
A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista. O fluxo cessou quase que totalmente em 1973, com a vinda do último navio de imigração Nippon Maru, contando-se quase 200 mil japoneses estabelecidos no país.
Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis – termo usado para denominar os japoneses e seus descendentes -, cuja maioria reside nos Estados de São Paulo e Paraná.
E em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa, o Pipoca de Pimenta preparou uma lista com os cinco diretores japoneses mais famosos da história do cinema. Confira aí!
Akira Kurosawa
O filme ‘Yojimbo’ – uma exuberante e impetuosa comédia sobre a violência – foi a inspiração para a produção de ‘Por um Punhado de Dólares’, um dos maiores clássicos do diretor italiano Sergio Leone, com Clint Eastwood no papel principal.
Ele dirigiu o original ‘Godzilla’, além de ‘King Kong vs Godzilla’ (1962), ‘Mothra vs Godzilla’ (1964), ‘Destrua todos os monstros’ (1968), e muitos outros até 1975. Também dirigiu tais filmes como ‘Rodan’ , ‘Mothra e A guerra dos Gargantuas’ . Seu último filme foi ‘Terror de Mechagodzilla’ (1975).
Primeiramente, fez uma série de comédias curtas, antes de voltar a temas mais sérios na década de 1930. Seu mais famoso filme foi ‘Era uma Vez em Tóquio’, citado por muitos diretores como o melhor filme de todos os tempos.
Isso explicaria a contagem de mais de cinquenta filmes entre 1920 e 1930, a maioria dos quais se perderam. Vários de seus filmes posteriores foram Keiko Eiga ou “filmes tendenciosos”, nos quais Mizoguchi explorou suas tendências socialistas e modelou suas famosas marcas e preocupações. Trabalhos sensacionais, que valem a pena serem conferidos!
Representando a atualidade, Sadoshi Kon é especialista em animações. Trabalhou arduamente em ‘Paprika’ (2006), buscando aprimorar os detalhes em cada forma e gráfico do desenho. E, hoje, a animação é bem conceituada graças ao seu grande trabalho. Além disso, o trabalho de Kon inspira muitos diretores, principalmente os americanos. O diretor Christopher Nolan se inspirou neste filme para criar sua obra ‘A Origem’.