Outro aspecto marcante e que colabora para a eficiência de Tarantino enquanto escritor e diretor: seu repertório cinematográfico, sua obsessão cinéfila. O cineasta encontra sua originalidade na sua declamada ode ao cinema que consumiu enquanto crescia. As influências de blaxploitation, de filmes de artes marciais, dos clássicos do faroeste e do western spaghetti muitas vezes se traduzem de forma visual.
A cada lançamento de Tarantino, inicia-se a caçada as referências utilizadas pelo diretor e com ‘Os Oito Odiados’ não acontece diferente. Confira a compilação feita por Ollie Paxton. Algumas referências saltam aos olhos, enquanto outras existem em caráter arbitrário e ignoram que algumas escolhas são guiadas por convenções estabelecidas na sétima arte.
THE HATEFUL EIGHT – Movie References from Ollie Paxton on Vimeo.
Se Quentin Tarantino for fiel a sua palavra como é com a identidade de seus filmes, sua carreira como diretor se encerrará no décimo longa-metragem. Restam duas obras para nos deleitarmos com o repertório de um cinéfilo voraz, que certamente já está na história da arte que tanto ama, além de também ser referenciado, imitado.