Hoje o brilhante Stanley Kubrick completaria 88 anos de idade. Perfeccionista e perturbado são apenas dois dos muitos adjetivos que podemos dar a Kubrick. Mas uma coisa é inegável. Seu talento e sua obra definitivamente credenciam Stanley ao hall dos grandes mestres do cinema, para muitos, o maior!
E nada como uma figura tão controversa para estrear a nova coluna do Pipoca de Pimenta: 5 filmes indispensáveis.
BARRY LYNDON (1975)
Baseado no romance “As memórias de Barry Lyndon”, de William Makepeace Thackeray. O drama ‘Barry Lyndon’ não foi um grande sucesso de público e tão pouco goza do mesmo reconhecimento que outros filmes do diretor. Mas esta produção trás algumas curiosidades que evidenciam a genialidade de Kubrick. Durante as gravações não foram usadas iluminações artificiais, mesmo nas cenas à noite. O longa também ganhou o Oscar em todas as categorias técnicas. Mesmo sendo um fracasso de bilheteria ‘Barry Lyndon’ é uma aula de cinema, vale pela técnica e pela história contada.
Certamente este foi o grande salto na carreira do diretor. Com um elenco recheado de estrelas do calibre de Kirk Douglas e Laurence Olivier, o clássico ‘Spartacus’ conta a história de um escravo que torna-se gladiador e sonha com o fim da escravidão durante o Império Romano. Com um orçamento gigantesco para a época, o longa se tornou um clássico instantâneo, tendo inspirado diversas outras produções do gênero, como ‘Gladiador’ de Ridley Scott e uma série de TV homônima.
O longa ‘Dr. Fantástico’ foi baseado no livro “Alerta Vermelho”, de Peter George, um ex-tenente da força aérea britânica. O grande diferencial deste filme para as demais obras do diretor está no seu sarcasmo e na sátira ao período da guerra fria, em plena guerra fria. Para gênios do quilate de Woody Allen e Martin Scorsese, está é a obra definitiva sobre o período.
Polêmico, violento, perturbador e brilhante. É assim que podemos definir esta obra prima de Kubrick. Embora outras obras do diretor tenham causado polêmica, como foi com ‘Lolita’ por exemplo, ‘Laranja Mecânica’ levou a violência a outro patamar, e discutiu-a de maneira brilhante. Censurado em muitos países, Kubrick chegou até a receber ameaças de morte por conta do longa. Mas uma coisa é certa, este é um dos mais fantásticos filmes da história do cinema, se você ainda não assistiu este clássico, assista!
‘Laranja Mecânica’ é um dos grandes filmes da história do cinema. Mas para muitos o filme que traduz a sétima arte é ‘2001: Uma Odisséia no Espaço’. Curiosamente, foi com 2001 que Kubrick ganhou o único Oscar de sua carreira (certamente o artista mais injustiçado pela academia), e mesmo que o filme tenha dividido opiniões na época, hoje ele é uma unanimidade. Por conta de todos os recursos, os efeitos e a história brilhante que o acercam. Com certeza este filme figura entre os 10 mais importantes de toda a história do cinema, indispensável.