A Netflix anunciou, na última semana, que no mês de outubro os seis filmes da saga Star Wars estarão em seu catálogo. E agora, para deixar todos preparados para a expansão da história e do universo, que iniciou com ‘O Despertar da Força’ (2015) e segue com ‘Rogue One’ (2016), o Pipoca de Pimenta te dá várias formas de conhece-lo.
Então, leia e escolha sua favorita, e para você que ainda não conhece a saga, é sua chance de começar e pela ordem que você preferir.
IV, V, VI, I, II, III (Ordem Clássica)
Como um fã, e não tão velho assim, nada melhor do que recomendar assistir na ordem cronológica e conhecer a história na ordem passada no cinema, com a trajetória de Luke e só depois, um flaskback com a origem do icônico vilão Darth Vader. Os fãs mais velhos, aqueles que estavam na estreia de 1977, também recomendam essa ordem, porque além de ser a que eles assistiram, é a criada por George Lucas. Este tipo de ordem pode não chamar tanto a atenção dos fãs mais novos, devido ao envelhecimento dos efeitos dos filmes antigos, onde os efeitos especiais da trilogia recente podem convidar mais o espectador jovem a assistir.
I, II, III, IV, V, VI (Ordem Episódica)
Seguindo os bons e velhos números, Star Wars te possibilita conhecer tudo sobre a origem de Darth Vader antes mesmo de conhecer a história de Luke, e assim, quando passar para os filmes clássicos, não deixará de entender ou compreender todas as ações e escolhas do vilão. Seu problema também envolve tecnologia, como também linguagem. Começar com efeitos especiais mais atualizados e mais modernos e depois passar para algo mais mecânico do que tecnológico pode ser um choque que incomode e desanime o espectador de continuar. Linguagem é outra mudança drástica de uma trilogia para a outra, enquanto os episódios I, II e III tratam de assuntos um pouco mais sério envolvendo política e guerra, a trilogia clássica, do IV, V e VI focam muita mais na aventura e tratam os assuntos mais sérios de maneira mais leve.
IV, I, II, V, III, VI (Ordem Intercalada)
Pode parecer meio confuso, além de ter que ficar trocando de filme toda hora, mas essa ordem serve para caso você queira ver, de forma simultânea, a história do Luke e do Anakin, além de preservar o segredo de Luke e o crescimento do Império. Para aqueles que preservam o protagonismo de Anakin, esta ordem pode trazer um equilíbrio entre seu protagonismo e o do Luke.
IV, V, I, II, III, VI
Esta ordem criada na internet, possibilita você conhecer os personagens principais, e mais importantes, tanto do lado imperial quanto do lado rebelde, e após o fim tenso e pesado do episódio V, ele te dá a possibilidade de uma pausa e descanso da história principal, para assim, você conhecer todo o passado e por fim, finalizar toda a trajetória e aventura daqueles personagens. Dentro desta ordem, existe a “teoria machete” que exclui totalmente o episódio I, considerado, por muitos (inclusive pelo autor aqui) o pior de todos os filmes da saga, principalmente por apresentarem conceitos que quebram todo o simbolismo criado nos filmes clássicos, além, é claro, de Jar Jar Binks.
IV, V, VI (Ordem Recomendada)
Como um fã chato de Star Wars, não poderia deixar de recomendar a sequência mais significante do universo de George Lucas. Para entender a história, para conhecer os personagens principais e para entender tudo do que será tratado nos filmes futuros, basta apenas conhecer a trilogia clássica. A nova trilogia, com os primeiros episódios numéricos, infelizmente tem mais erros do que acertos, e matam toda a essência de aventura da trilogia clássica. Existem muitas coisas funcionais na nova trilogia, que vão de personagens bem feitos a cenas bem filmadas, mas como citado anteriormente, os erros chamam mais a atenção que o acerto. Continuar entendendo Star Wars daqui para frente, não precisa assistir os seis filmes, mas é preciso conhecer os personagens e o ambiente em que eles se situam, e assim, estar inserido nesse universo.
Como deu para ver, Star Wars traz essas e outras possibilidades de ser assistido, agora, é de seu gosto e escolha para selecionar a melhor ordem e fazer uma maratona em outubro na Netflix, basta agora saber, se os mesmos irão colocar em seu catálogo a “Caravana da Coragem” (1984) para, assim, completar de forma justa, a saga.