7.2/10

Nosso Amigo Extraordinário

Director

Marc Turtletaub

Genre

Comédia , Drama

Cast

Ben Kingsley, Harriet Sansom Harris, Jane Curtin

Writer

Gavin Steckler

Company

Big Beach

Runtime

87 minutos

Release date

07 de setembro de 2023

Milton vive uma vida tranquila e rotineira em uma pequena cidade no oeste da Pensilvânia, mas tem seu dia virado de cabeça para baixo quando um OVNI e seu passageiro extraterrestre fazem um pouso forçado em seu quintal.

Milton (Ben Kingsley) é um idoso que preza pela sua independência, mas sua filha Denise (Zoe Winters) está preocupada com sua saúde, Milton tem esquecido de algumas coisas, misturado outras e faz exatamente as mesmas reclamações em toda reunião de associação do bairro. É uma vida solitária e sem grandes acontecimentos, até que um OVNI cai no seu quintal e dele sai um alien. Esse é o enredo de um filme que consegue ser, ao mesmo tempo, um dos mais simples e estranhos do ano. E um dos mais sensíveis também.

A estranheza começa com a reação de Milton. Ele vê o OVNI e o alien com uma certa apatia, mais incomodado com sua plantação de azaleias que foi destruída pela nave do que qualquer outra coisa, tenta ligar para a filha para contar a situação, mas ela não atende e ele não insiste. Só volta a mencionar o ocorrido na reunião do bairro, mas diante do histórico pouco crível de Milton, ninguém dá bola. Enquanto isso, ele tenta contato com o alien, que não fala nem parece entender completamente o que é falado, mas come as maçãs que Milton oferece e lhe faz companhia dentro de casa quando não está tentando consertar sua nave. Por um tempo é só Milton e o alien na casa, apesar de Milton não tentar escondê-lo de ninguém:  sua filha não o vê por coincidência e quando o caixa do mercado pergunta o porquê de tantas maçãs, Milton simplesmente responde que é para alimentar o alien que está em sua casa.

Quando Sandy (Harriet Sansom Harris), uma vizinha de Milton que parece igualmente solitária, vai à sua casa e descobre que tem, de fato, um alien ficando em sua casa. Sua reação é um pouco mais apropriada que de Milton e ela levanta questões importantes, se ele é perigoso, se não pode ser uma ameaça e quando se convence de que não é, estabelece a nova regra de que ele deve permanecer escondido, um segredo entre eles, já que os humanos podem ser um perigo para o próprio alien e decide chamá-lo de Jules, criando assim um laço emocional com ele. Sandy revela para Jules que sua filha mora do outro lado do país e que, apesar de se darem bem, não se veem pessoalmente há 3 anos, fonte de grande tristeza para ela. Jules não fala uma palavra, nem esboça qualquer reação, mas apenas sua presença já inspira uma compreensão e um senso de companhia que tanto Sandy quanto Milton não encontravam a muito tempo, isso graças a duas coisas: sua aparência ligeiramente bizarra (ao mesmo tempo que tradicional, se tratando de um alien numa ficção), mas simples, sem depender de CGI, e à atuação de Jade Quon, que mesmo praticamente irreconhecível dentro do traje, ainda expressa uma gama de sentimentos a partir de sua linguagem corporal.

Jules é, sem dúvidas, uma metáfora para muitas coisas e por um tempo o filme nos faz questionar se ele é mesmo real ou apenas fruto da imaginação dos dois idosos solitários, mas então descobrimos que o FBI está investigando a situação e está à procura do OVNI que caiu e tudo é, aparentemente, real. Essa não é a parte mais relevante da trama, no entanto. Independente de qualquer coisa, Jules é muito mais do que um alien. Quando o telejornal noticia sobre a investigação, Joyce (Jane Curtin), outra vizinha, vai até a casa de Milton e conhece Jules, mais uma pessoa que sabe do segredo. E, de repente, nenhum deles é mais solitário, unidos por Jules, eles vão além de suas diferenças para ajudá-lo e protegê-lo, e no meio disso formam uma espécie de amizade.

É difícil definir “Nosso Amigo Extraordinário”, ele não é exatamente uma comédia, mas também não é um drama. Talvez seja uma decisão de Marc Turtletaub deixar a história sempre nesse “limbo”. Ao mesmo tempo em que outros caminhos poderiam ser explorados, por deixas que existem no filme, ele é restrito ao “mundinho” desses três idosos e o que é realidade para suas vidas. Enquanto cuidam de Jules, cada um deles é obrigado a parar e refletir sobre si, seus arrependimentos, seus medos e os desafios que vêm com a idade. Essas reflexões são feitas de forma natural e sem grandes alardes, mas isso não torna o resultado menos poderoso e ao fim, nos encontramos tocados com todos os personagens, inclusive Jules.

 

Por Júlia Rezende

8

Mission Accomplished

en_US