Moana 2
Director
Jason Hand, Dana Ledoux Miller e David G. Derrick Jr.
Genre
Animação
Cast
Writer
Jared Bush, Dana Ledoux Miller e Bek Smith
Company
Walt Disney
Runtime
100 minutos
Release date
28 de novembro de 2024
Moana, lançado em 2016, se tornou uma das melhores animações recentes da Disney, com uma protagonista carismática e esperta, personagens engraçados, uma história emocionante com uma jornada interna interessante e músicas incríveis de Lin-Manuel Miranda. Além de tudo isso, Moana também foi uma animação com começo, meio e fim, tanto que os oito anos sem uma nova produção não fez com que o público clamasse por uma continuação, mas o sucesso nas bilheterias do primeiro filme e o sucesso que as sequências têm tido nas bilheterias nos últimos anos (em 2024, todo o top 10 de maiores bilheterias foi de sequências), tornou inevitável que a Disney fizesse Moana 2 – e até mesmo um remake live-action do primeiro filme, que já está sendo filmado. O novo filme chega então aos cinemas mais como um produto do que o primeiro, que contou uma história tão bem amarrada que deixou poucas pontas soltas que pudessem ser aproveitadas organicamente pelo segundo.
Depois de se descobrir uma navegante e desbravadora e formar uma amizade com o semideus Maui, Moana resolveu suas questões interiores e vivia bem em sua comunidade, até que o espírito de um antepassado lhe dá uma missão: encontrar – e se conectar – com outros povos através dos oceanos, já que uma maldição acabou com a ilha que fazia essas ligações. É assim que Moana acaba partindo numa nova aventura, com os já conhecidos Pua e Hei Hei e dois habitantes de sua ilha (um deles é o fã número 1 de Maui). A jornada de Moana, dessa vez, é muito mais externa do que pessoal, o que acaba tirando um tanto da emoção que foi sob medida no primeiro filme. Durante seu percurso, ela reencontra Maui e também os Kakamoras, que têm um papel muito maior nesse filme e se comunicam de uma forma própria, lembrando os Minions e, assim como os Minions, conseguem ser engraçados mesmo quando partem do óbvio. As músicas, um elemento chave para o sucesso do original, não atingem o mesmo grau de qualidade (as músicas do primeiro filme são de Lin-Manuel Miranda e a falta dele é sentida aqui), mas são divertidas o suficiente para um filme infantil.
Visualmente falando, Moana 2 é um filme muito interessante, está dentro dos padrões Disney, todos os cenários são de encher os olhos e as possibilidades do oceano e suas criaturas são bem exploradas. As cenas de ação, mais intensas do que nunca, são especialmente impressionantes. O humor também se faz presente e é capaz de divertir. O filme peca, no entanto, no roteiro que tenta combinar histórias demais em vez de trabalhar uma só de forma mais aprofundada. Há rumores de que a história, inicialmente, havia sido pensada para ser uma série, o que explicaria a quantidade de subtramas. Mesmo sem o mesmo brilho do primeiro filme, Moana 2 tem alcançado números impressionantes na bilheteria, o que só reforça a probabilidade de uma vida longa para a franquia. Ao mesmo tempo em que não deixa de ser um bom filme, Moana 2 se afasta da emoção para se aproximar mais de um produto, deixando incertezas quanto à qualidade das próximas produções.
Por Júlia Rezende