A lenda já é velha conhecida dos aficionados por história: durante a Primeira Guerra Mundial, em 18 de junho de 1901, o czar russo Nicolau II sofreu uma emboscada de seus opositores e acabou assassinado por fuzilamento no porão de sua própria casa. Seu corpo, juntamente com o de outros membros de sua família, foram enterrados em um terreno próximo ao castelo no qual viviam.
Muito anos depois, historiadores constataram que, no meio dos ossos da família, um especificamente faltava: o da princesa Anastasia Romanov. A lenda se espalhou e logo se tornou uma história fixada no imaginário popular. Afinal de contas, o que teria acontecido com a princesa que supostamente sobreviveu? Ao longo dos anos, impostoras surgiram alegando serem a própria Anastasia, fatos que testes de DNA comprovaram ser nada menos do que balela. Dessa forma, as especulações continuaram e ganharam a sétima arte, com uma animação mais do que bem-sucedida da Fox, lançada em 1997.
Apesar do sucesso junto ao público infanto-juvenil, parece mesmo que as descobertas foram menos otimistas. Em 2007, ossos de um garoto entre 12 e 15 anos e de uma garota entre 17 e 19 anos foram descobertos a 60 metros de distância da sepultura dos Romanov. Ou seja: ao que tudo indica, Anastasia não sobreviveu ao massacre. Ainda assim, isso não foi impedimento para que o público continuasse a sonhar com a possibilidade de que ela teria, sim, escapado e dado início a uma história romântica em busca de suas origens.
Nessa semana, foi anunciado que a animação de sucesso da distribuidora vai ganhar os palcos bem requisitados da Broadway, assim como outros musicais da Disney tais como ‘O Rei Leão’ e ‘A Bela e a Fera’. Com roteiro do escritor Terrence McNally, a peça ganhará músicas adaptadas pelos compositores veteranos Stephen Flaherty e Lynn Ahrens, que venceram um prêmio Tommy em 1998 por ‘Ragtime’. As músicas da animação, que arrecadou U$ 138 milhões ao redor do mundo, deverão ser incorporadas à montagem, como por exemplo a ‘De Volta Ao Passado’, que concorreu ao Oscar.
A peça ainda não tem um elenco definido, mas é certo que será dirigida por Darko Tresnjak e coreografada por Peggy Hickey. A estreia será no Hartford Stage, em Connecticut, Estados Unidos. E aí, estão curiosos pra conferir a montagem?