Nos últimos dias as redes sociais foram bombardeadas com referências ao novo trailer e novos pôsteres dos personagens do filme da Barbie. Os pôsteres, mostrando o elenco e seus respectivos papéis, viralizaram rapidamente por um simples motivo: eles são fáceis de personalizar. Através desse site qualquer um pode selecionar sua foto, uma descrição e criar o seu próprio pôster do filme. Uma jogada de mestre do marketing do filme, mas a verdade é que o hype ao redor do filme já está nas alturas há muito tempo e se você não tem ideia do porquê, pode deixar que a gente explica.
- GRETA GERWIG ESTÁ POR TRÁS DO ROTEIRO E DA DIREÇÃO
Um filme da Barbie poderia passar desapercebido, pelo menos até a sua estreia, afinal de contas a boneca da Mattel existe há mais de 64 anos e além dos filmes animados protagonizados pela Barbie em suas dezenas de versões, já inspirou também a criação de outras produções audiovisuais pelo mundo inteiro. A ideia do novo filme vem lá de 2009, quando a Mattel entrou numa parceria primeiro com a Sony e depois de 2004 quando mudou a produtora para a Universal Pictures, para escrever um filme que, de acordo com o Deadline, tinha como ideia uma história em que a Barbie era expulsa da Barbielândia porque ela não era perfeita o suficiente, um pouco excêntrica e não se encaixava, então ela iria para uma aventura no mundo real e, quando voltasse para salvar a Barbielândia, descobriria que que perfeição vem de dentro e que a chave da felicidade é acreditar em si mesmo, livre dos padrões de beleza. Na época, a atriz e comediante Amy Schumer tinha sido escolhida para protagonizar e escrever o filme, mas acabou saindo por incompatibilidade de agenda.
Em 2018, a Warner Bros. se tornou a nova produtora responsável e além de confirmar Margot Robbie no papel principal de Barbie, em 2021 confirmou também Greta Gerwig na direção e na coautoria do roteiro junto com seu marido Noah Baumbach, roteirista de História de um Casamento.
Um filme da Barbie é uma coisa, um filme da Barbie escrito e dirigido por Greta Gerwig é outra muito diferente.
Greta Gerwig virou uma das queridinhas de Hollywood nos últimos anos, um título muito merecido. Ela escreveu e dirigiu Lady Bird: A Hora de Voar, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia e indicado ao Oscar de Melhor Filme, Direção, Roteiro Original e Melhor Atriz em 2018. Logo depois, escreveu e dirigiu o remake de Adoráveis Mulheres, indicado a 6 categorias no Oscar de 2020. Ambos os filmes trazem o protagonismo feminismo sob um prisma essencialmente feminista, o que faz aumentar a curiosidade sobre o que será feito com um filme sobre a Barbie.
- O ENREDO AINDA É UM MISTÉRIO, MAS IMPRESSIONOU QUEM LEU
Sabe-se pouco, quase nada, sobre o que será o enredo. Tanto o teaser que saiu no final do ano passado, quanto o teaser que saiu nos últimos dias dizem mais sobre o visual do filme do que sua história de fato – e isso é de propósito. Parte do hype vem justamente do mistério. Issa Rae, que foi anunciada como a Barbie Presidente, contou para a Hollywood Reporter que Greta Gerwig precisou explicar o roteiro para ela porque ela não estava entendendo nada, mas depois de ler tudo com as explicações, ela passou a amar Greta ainda mais. Simu Liu, um dos Ken, falou que segundo seu agente, Barbie tem o melhor roteiro de todos os tempos e Ryan Gosling, o Ken “principal”, falou a mesma coisa.
A gente ainda não sabe se toda essa genialidade confere, mas considerando a qualidade do elenco, ruim não deve ser!
- O POUCO QUE JÁ VIMOS ESTÁ IN-CRÍ-VEL
Antes de teaser e trailer, durante as filmagens que aconteceram do começo para a metade de 2022, fotos tiradas por paparazzi nos deram uma primeira ideia do que esperar do filme. Margot Robbie e Ryan Gosling foram vistos caracterizados do jeito mais Barbie possível: com muita cor e patins nos pés.
Num outro dia de gravação, eles estavam vestidos de Barbie e Ken cowboys, fugindo de algo ou alguém num lugar parecido com uma feira e até a bandeira do Brasil deu as caras.
O suficiente para despertar a curiosidade, não?
Acontece que quanto mais a gente vê, menos a gente sabe e mais cresce a ansiedade. No final do ano passado tivemos o primeiro teaser do filme e nada nem ninguém poderia prever o que estava por vir.
O primeiro teaser do filme da Barbie foi simplesmente uma paródia de 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, um dos filmes mais “cabeças” e enigmáticos e que se tornou um grande clássico desde seu lançamento em 1968. O teaser veio cheio de referências do começo ao fim e ainda não trouxe qualquer informação relacionada ao enredo.
Depois do teaser, só tivemos novos conteúdos agora, primeiro com a divulgação dos pôsteres que nos mostram que teremos diversas versões da Barbie (Presidente, sereia, vencedora do prêmio Nobel de física, Midge a polêmica Barbie grávida etc.), do Ken (que é só o Ken), Allan (um amigo do Ken que não vendeu bem e foi descontinuado), humanos e até uma narradora que é ninguém menos que Helen Mirren, ou seja, um multiverso Barbie vem aí!
Já o segundo trailer comprovou que o universo colorido da boneca irá para as telonas. Cheio de detalhes imitando o mundo Barbie já conhecido e amado por todos, fica bem claro que não foram poupados esforços (e dinheiro, já que o filme teve um orçamento de 100 milhões de dólares) para traduzir esse mundo com perfeição. Quanto à história, nenhuma confirmação ainda, mas o trailer foi suficiente para os fãs começarem a criar teorias na Internet.
Quando temos um filme com um hype dessa magnitude, a pergunta que fica é se isso será refletido na bilheteria, mas essa pergunta específica só será respondida a partir de 20 de julho, quando Barbie – O Filme estrear nos cinemas.