Os Jogos Olímpicos no Brasil estão chegando e sabemos o quanto um atleta batalha para estar na competição. A pressão é tanta que muitos chegam a desistir do esporte e tentar outra área, como o cinema, por exemplo.
Vimos no texto ‘Do esporte à arte: Atletas se destacam também nas telonas’ que muitos atletas se aventuram no mundo do cinema, e outros até trocam de profissão, largando o esporte para entrar no universo cinematográfico.
O britânico Jason Statham, antes de se tornar um “durão” de Hollywood, era apaixonado por mergulho, chegando a participar de campeonatos mundiais. Nascido em Shirebrook, Inglaterra, o jovem Statham desenvolveu sua paixão pela modalidade desde pequeno e em 1992, com 25 anos, ficou na 12ª colocação no campeonato mundial, além de ter sido membro da equipe nacional de mergulho da Grã-Bretanha por 10 anos. O cinema entrou em sua vida no final dos anos 90, com sua estreia no filme ‘Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes’ (1998) e desde então não parou de atuar, totalizando 42 filmes na carreira.
Por coincidência, em ‘Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes’ temos, também, no elenco, o ator Vinnie Jones, ex-jogador de futebol. O, também, britânico de 51 anos começou sua carreira de jogador no ano de 1984 pelo Wealdstone F.C. Foi ídolo no Wimbledon Football Club, chegando a ser campeão da FA Cup no ano de 1988. Jogou no Leeds United, no Sheffield United e no Chelsea, além de ter sido capitão da seleção de Gales. Em 1998, tornou-se treinador do Queens Park Rangers, mas não foi muito longe, tendo sua estreia nos cinemas no mesmo ano, e junto com Statham, em ‘Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes’.
Do futebol ao futebol americano, temos Dwayne Johnson, que começou a jogar na Escola Secundária Bethlehem’s Freedom e após se destacar recebeu bolsas para outros times, escolhendo a Universidade de Miami. No ano de 1991, fez parte do Miami Hurricanes, equipe do campeonato nacional e uma das mais fortes da época, mas infelizmente sofreu uma lesão nas costas e foi obrigado a abrir mão da NFL. Após a recuperação, Dwayne assinou um contrato de três anos com a liga canadense, mas abandonou após um ano para seguir a carreira no wrestling (luta profissional). Treinado pelo pai, Dwayne iniciou sua carreira de lutador em 1996 e seguiu até o ano de 2003. Sua primeira aparição no cinema foi em 2000 no filme ‘Longshot’, mas seu sucesso iniciou após a aparição em ‘O Retorno da Múmia’, em 2001.
Do futebol às piscinas, destacamos a atriz Esther Williams, que iniciou sua carreira na natação em uma piscina publica de sua cidade e chegou a ganhar três campeonatos nacionais de estilo crawl e livre, tornando-se uma das melhores nadadoras de seu tempo. Foi campeã na Feira Mundial de San Francisco e teria participado dos Jogos Olímpicos de Helsinque no ano de 1940 na modalidade de nado sincronizado. Mas por conta da Segunda Guerra Mundial, o evento não foi realizado. Esther deu um fim no sonho olímpico e decidiu seguir a carreira de atriz, iniciando com apresentações ao lado de Johnny Weissmüller, também ex-nadador.
Nascido na Romênia, Johnny Weissmüller, aos 20 anos ganhou sua primeira medalha olímpica nos jogos de 1924, em Paris. Ao todo, Johnny arrecadou cinco medalhas olímpicas nos jogos de 1924 e 1928, este em Amsterdã, além de ter estabelecido 67 recordes mundiais e ter ganho 52 campeonatos nacionais, tornando-se um dos melhores nadadores de todos os tempos. Em 1934, iniciou a carreira nos cinemas com ‘Tarzan’, imortalizando o personagem, que ganhou mais onze filmes com Johnny o interpretando. No final dos anos 50, o ator fundou uma empresa de piscinas, e seus últimos trabalhos estavam ligados a natação e ao personagem Tarzan.
O Dave de ‘Alvin e os Esquilos’ também já teve seu momento atleta. Entre os anos 80 até o início dos anos 90, Jason Lee foi destaque no cenário do skate profissional e foi um dos primeiros skatistas a ter seu “pro model shoe”, feito pela Airwalk. Em 92, fundou a loja Stereo Skateboards, revivida em 2004 após ficar anos abandonada e, atualmente, o ator é lembrado como um dos mais influentes “street skaters” do começo dos anos 90. Sua carreira nas telonas começou com o curta ‘Video Days’, em 1991. Desde então, o ator passou por dublagem, séries e cinema.