/10

Ainda Somos os Mesmos

Director

Paulo Nascimento

Genre

Drama

Cast

Rogério Beretta, Ícaro Cabral, Carol Castro

Writer

Paulo Nascimento

Company

Paris Filmes

Runtime

90 minutos

Release date

26 de setembro de 2024

Em 1973, quando um brasileiro fugindo do exército chileno após o golpe de estado de Pinochet encontra abrigo na embaixada argentina, ele tentará sobreviver enquanto seu pai tenta resgatá-lo

“Ainda Somos os Mesmos” chegou aos cinemas com a promessa de retratar um período sombrio da história da América Latina, a ditadura militar no Chile (1973-1990), mas infelizmente não consegue entregar uma narrativa convincente.

O filme, baseado em uma história real, explora a fuga de Gabriel (Lucas Zaffari) da ditadura militar brasileira (1964-1985) para o Chile, onde, ironicamente, se depara com outro regime autoritário. A premissa é forte, especialmente por abordar temas que ecoam na política atual, mas a execução deixa a desejar.

O maior problema de “Ainda Somos os Mesmos” é o roteiro, que se perde em diálogos fracos e personagens mal desenvolvidos. O ritmo da trama é prejudicado por decisões apressadas e por uma estrutura que torna o enredo confuso. A falta de coesão entre as cenas, aliada a uma montagem confusa, gera uma experiência monótona. Isso impede que o público se conecte com Gabriel, cuja jornada deveria ser o ponto central do drama.

Os flashbacks, que teoricamente serviriam para dar profundidade ao protagonista, acabam interrompendo o fluxo da narrativa, enfraquecendo o impacto emocional que a história poderia ter.

As atuações, mesmo com nomes conhecidos do cinema e da dramaturgia brasileira como Edson Celulari, Caro Castro e Nicola Siri, mas não são memoráveis. Em vários momentos, os diálogos soam artificiais e exagerados, mais próximos de novelas do que de uma obra cinematográfica, o que pode ser atribuído à direção de Paulo Nascimento e também ao vício do elenco no estilo novelesco de atuação. Isso compromete ainda mais a seriedade da história e o seu potencial.

Com uma temática tão relevante – especialmente em um contexto de ascensão da extrema direita e tentativas de golpes de estado, como o ocorrido no Brasil em 2023, algo que o longa relembra no seus créditos – o filme tinha a oportunidade de ser um marco no cinema brasileiro. Infelizmente, as escolhas erradas fizeram com que “Ainda Somos os Mesmos” falhasse em transmitir todo o peso de sua mensagem.

3

Houston, we have a problem

en_US