O Primeiro Dia da Minha Vida
Director
Paolo Genovese
Genre
Drama
Cast
Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Margheritta Buy
Writer
Paolo Genovese, Isabella Aguilar, Paolo Costella, Rolando Ravello
Company
Pandora Filmes
Runtime
121 minutos
Release date
21 de março de 2024
Numa noite chuvosa em Roma, três estranhos com vidas e idades bem diferentes, mas todos estão vivendo um momento em comum: eles estão prestes a tirar a própria vida. Segundos antes de consumarem o ato, são visitados pelo mesmo homem (Toni Servillo), que os colocam num carro sem maiores explicações. Todos eles são levados para um hotel aparentemente desocupado, recebem quartos e são instruídos a dormir. Na manhã seguinte, quando se reúnem para a mesa do café da manhã, encontram mais uma vez com o homem que os “resgatou” e conhecem um adolescente que está na mesma situação que eles. Ainda rodeados de mistérios, eles eventualmente entendem partes do que está acontecendo: O Homem é uma figura que atravessa suas versões de realidade (meio anjo, talvez?) e está com eles guiá-los numa jornada de reflexão. Durante uma semana, essas 4 pessoas ficarão numa espécie de limbo entre vida e morte, e poderão observar como seriam esses dias após o suicídio e como seria o mundo sem eles, principalmente para seus entes queridos. Após esse período, poderão decidir se, de fato, encerrarão seu tempo na Terra ou se tentarão novamente.
Napoleone (Valerio Mastandrea) é um homem depressivo que não consegue enxergar beleza na vida, Arianna (Margherita Buy) é um policial que perdeu a filha recentemente, Emilia (Sara Serraiocco) é uma ex-atleta olímpica que teve um acidente e não pode mais praticar seu esporte e Daniele (Gabriele Cristini) é um garoto que virou um Youtuber famoso por ingerir grandes quantidades de comida em pouco tempo, apesar de ser diabético, e é negligenciado pelos pais que só pensam no número de seguidores do filho. A trama, assim como os desafios enfrentados pelos personagens e suas personalidades, não é exatamente complexa. Pelo contrário, é um filme (baseado num livro homônimo, inclusive) muito objetivo quanto à sua intenção, mas para apresentar uma obra mais aberta, faz uso de elementos de fantasia para criar perguntas e reflexões sem oferecer respostas imutáveis.
A direção de Paolo Genovese, que também escreveu o roteiro e o livro em que o filme foi baseado, tem uma boa ideia de como ele quer que essa história seja contada e percebida. Ele tem sucesso sobre alguns aspectos, como a fotografia e a inserção da cidade como um personagem, mas falha em transformar O Primeiro Dia da Minha Vida em uma história verdadeiramente única, ou ao menos inventiva o suficiente para criar uma marca memorável e apenas sua. Talvez por ser baseada em um livro, Genovese dá um grande destaque aos diálogos, mas eles não soam profundos o suficiente para uma temática como depressão e suicídio. Esse tema, inclusive, carrega em si o risco de inspirar uma narrativa que seja excessivamente dramática ou apenas piegas – nesse caso, foi a segunda opção.
É interessante as etapas pelas quais os personagens passam, como suas relações são postas à prova e tanto eles, como nós, somos convidados a experimentar outros lugares e outras perspectivas para repensar um sentido para suas vidas. No entanto, as situações apresentadas e as personalidades dos personagens são limitadas quanto ao enredo e rasas em suas possibilidades. Uma grande ideia, acompanhada de um grande elenco, mas que se prende a mensagens formulaicas e um conceito excessivamente otimista do que leva uma pessoa a tirar sua vida, no final resulta em um filme que pode ser um sucesso na sessão da tarde, mas não cumpre todo seu potencial.
Por Júlia Rezende