A temporada de premiações 2016 está cada vez mais emocionante e surpreendente, e a 22ª edição do Screen Actors Guild Awards não foi exceção. Neste festival, atores premiam atores. A premiação é promovida pelo Sindicato Americano de Atores. Não há categorias técnicas mas há uma premiação para elenco de dublês, a qual não é anunciada durante a premiação. Assim como na premiação dos Critics Choice Awards, há o prêmio máximo de Melhor Elenco, equivalente ao de Melhor Filme. O prêmio é dado, tanto nas categorias cinematográficas quanto nas televisivas. Contudo, os prêmios para atores e atrizes coadjuvantes são exclusivamente para o cinema, já nas categorias de atores e atrizes principais são para o cinema e televisão, com um fato curioso: para televisão, se premiam atores e elenco de séries dramáticas e de comédia, o que não acontece nas categorias que envolvem as películas cinematográficas, assim como ocorre no Globo de Ouro.
O SAG Awards, diferente das demais premiações, ocorre geralmente aos sábados à noite. Para o cinema, é a premiação que antecede o Oscar e tende a confirmar favoritos para este. Já para os astros de televisão, esta premiação é tão importante quanto o próprio Emmy Awards, o qual é tido como o “Oscar” da Televisão Mundial.
Por falar em Oscar, diante de tanto alvoroço e indignação devido aos atores indicados ao famoso prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deste ano, dentre os quais não há nenhum ator ou atriz negra, o SAG Awards 2016 foi marcado pelo recorde de astros afro – descendentes premiados. Há quem fale de revolta e senso de justiça por parte dos membros votantes, mas na realidade, não há o que se falar sobre prêmios injustos, muito menos desonestos, citando por exemplo a vitória de Queen Latifah por Melhor Atriz em Telefilme ou Minissérie pelo filme ‘Bessie’, onde a mesma está formidável e que conseguiu vencer gigantes como Susan Sarandon e Nicole Kidman.
Queen Latifah recebendo a estatueta por seu papel em ‘Bessie’ na categoria Melhor Atriz em Telefilme ou Minissérie
Contudo, pode-se falar em exageros por parte da premiação, onde o ator Idris Elba venceu duas vezes, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Filme de Cinema por ‘Beasts Of No Nation’ e como Melhor Ator em Telefilme ou Minissérie por ‘Luther’. Embora ambos sejam trabalhos extraordinários, prêmios em dobro podem acarretar em uma certa aceitação ruim por parte da crítica especializada, independente se foram dados em meio ao clima de diversidade ou não. Falando em Idris Elba, uma série de curiosidades estão envolvidas nas suas duas premiações. Primeiro, acabou vencendo duas vezes o ator, e também seu compatriota, Mark Rylance, o qual estava indicado como coadjuvante em ‘Ponte dos Espiões’ e como Melhor Ator em telefilme ou minissérie por ‘Wolf Hall’. Outra curiosidade é que este ultimo prêmio foi entregue pelo garotinho de ‘O Quarto da Jack’, Jacob Tremblay, o qual perdeu o prêmio anterior para Idris. Em se tratando de Oscar e todo esse clima sobre a diversidade envolvendo a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que concede o prêmio, Idris era o ator negro mais esperado para concorrer ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Além de não ter sido indicado ainda tirou o SAG de Melhor Coadjuvante das mãos de Christian Bale, tido como o segundo favorito ao prêmio da Academia por seu trabalho em ‘A Grande Aposta’. Tal fato contribuiu para a confirmação do favoritismo de Sylvester Stallone, o qual sequer fora indicado ao SAG e agora, tem tudo para ganhar o tão sonhado Oscar.
O ator Idris Elba, que venceu nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante em Filme de Cinema por ‘Beasts Of No Nation’ e de Melhor Ator em Telefilme ou Minissérie por ‘Luther’
Em relação à premiação do ano passado, cinco prêmios foram dados de forma consecutiva neste ano. A atriz Uzo Aduba foi eleita novamente a Melhor Atriz em série de comédia por ‘Orange is The New Black’, assim como a série ganhou seu segundo prêmio seguido como a Melhor Série de comédia. Kevin Spacey ganhou seu segundo premio consecutivo como Melhor Ator em série dramática por ‘House of Cards’ e Viola Davis também venceu, de novo, como a Melhor Atriz em série dramática por ‘How to Get Away with Murder’. A série ‘Downton Abbey’, a qual está sendo encerrada de forma definitiva, foi eleita, mais uma vez, a Melhor série dramática.
Elenco da série ‘Orange is The New Black’
Uma curiosidade envolvendo a premiação para as produções feitas para a televisão gira em torno das séries ‘The Big Bang theory’ e ‘Game of Thrones’, as quais nunca são premiadas, exceto por esta última que vem vencendo na categoria para Melhor Elenco de dublês para televisão, por seis anos consecutivos, incluindo este. Contudo, como foi dito antes, é uma categoria apresentada fora da cerimônia de premiação principal. Por falar em Melhor Elenco de dublês, com relação ao cinema, ‘Mad Max – Estrada da Fúria’ um fortíssimo candidato ao Oscar, venceu nesta categoria no SAG 2016.
Dando uma pausa na premiação para um momento de reflexão e respeito, uma bela homenagem aos artistas que morreram de 2015 até a poucos dias da premiação do SAG, foi marcada pelas as reflexivas palavras do artista falecido recentemente, David Bowie, ditas por Susan Sarandon: “Todo clichê é verdade, os anos realmente voam e a vida é tão curta quanto dizem ser”. Na homenagem “In Memorian”, vários atores e atrizes de filmes, séries de televisão e até de comerciais foram apresentados em um pequeno filme com cenas de suas atuações marcantes. Cite-se, por exemplo, o próprio Bowie, bem como Alan Rickman, Robert Loggia, Omar Sharif, Leonard Nimoy, Christopher Lee, Betsy Palmer e Maureen O’Hara, dentre muitos outros.
Susan Sarandon
Continuando a falar da premiação, em relação ao cinema, Alicia Vikander ganhou como a Melhor Atriz Coadjuvante por ‘A Garota Dinamarquesa’, confirmando seu favoritismo para o Oscar do mesmo prêmio, voto a voto em razão da outra forte concorrente Kate Winslet por ‘Steve Jobs’.
Alicia Vikander recebendo a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante por ‘A Garota Dinamarquesa’
Outros favoritismos se confirmaram em relação ao Oscar 2016. Brie Larson venceu como a Melhor Atriz por “O Quarto de Jack” e Leonardo DiCaprio ganhou como Melhor Ator por “O Regresso”, restando a dizer que estes dois, dificilmente, perderão os Oscars para os quais estão indicados.
Leonardo DiCaprio ganhou como Melhor Ator por ‘O Regresso’
Brie Larson venceu como a Melhor Atriz por ‘O Quarto de Jack’
O filme ‘Spotlight: Segredos Revelados’ venceu como Melhor Elenco e também se confirmou como um dos favoritos em relação ao Oscar.
Elenco de ‘Spotlight: Segredos Revelados’ recebendo a estatueta de Melhor Elenco
No geral, de treze prêmios dentro da premiação principal, cinco foram dados a artistas negros, sem falar que série ‘Orange is The New Black’, onde a maior parte do elenco é de afro – descendentes, levou o premio de Melhor Elenco sem série de comédia. Críticos de cinema acreditam que tudo isso é para mostrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que se pode premiar sim maravilhosos atores negros, ainda por cima com trabalhos espetaculares.
O prêmio pelo conjunto da obra, este ano, foi concedido a atriz e extraordinária comediante Carol Burnett, entregue pelas mãos das também comediantes, Tina Fey e Amy Poehler.
A seguir a lista de todos os indicados e seus vencedores, divididos entre categorias de cinema e de televisão:
CINEMA
MELHOR ELENCO
Beasts of No Nation – Abraham Attah, Kurt Egyiawan e Idris Elba
The Big Short – Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Melissa Leo, Hamish Linklater, John Magaro, Brad Pitt, Rafe Spall, Jeremy Strong, Marisa Tomei e Finn Wittrock
Spotlight – Billy Crudup, Brian d’Arcy James, Michael Keaton, Rachel McAdams, Mark Ruffalo, Liev Schreiber, John Slattery e Stanley Tucci (VENCEDOR)
Straight Outta Compton – Neil Brown, Jr., Paul Giamatti, Corey Hawkins, Aldis Hodge, O’Shea Jackson, Jr. e Jason Mitchell
Trumbo – Adewale Akinnuoye-Agbaje, Louis C.K., Bryan Cranston, David James Elliott, Elle Fanning, John Goodman, Diane Lane, Helen Mirren, Michael Stuhlbarg e Alan Tudyk
MELHOR ATOR
Bryan Cranston – Trumbo como Dalton Trumbo
Johnny Depp – Black Mass como James “Whitey” Bulger
Leonardo DiCaprio – The Revenant como Hugh Glass (VENCEDOR)
Michael Fassbender – Steve Jobs como Steve Jobs
Eddie Redmayne – The Danish Girl como Lili Elbe / Einar Wegener
MELHOR ATRIZ
Cate Blanchett – Carol como Carol Aird
Brie Larson – Room como Joy “Ma” Newsome (VENCEDORA)
Helen Mirren – Woman in Gold como Maria Altmann
Saoirse Ronan – Brooklyn como Eilis Lacey
Sarah Silverman – I Smile Back como Laney Brooks
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Christian Bale – The Big Short como Michael Burry
Idris Elba – Beasts of No Nation como O Comandante (VENCEDOR)
Mark Rylance – Bridge of Spies como Rudolf Abel
Michael Shannon – 99 Homes como Rick Carver
Jacob Tremblay – Room como Jack Newsome
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Rooney Mara – Carol como Therese Belivet
Rachel McAdams – Spotlight como Sacha Pfeiffer
Helen Mirren – Trumbo como Hedda Hopper
Alicia Vikander – The Danish Girl como Gerda Wegener (VENCEDORA)
Kate Winslet – Steve Jobs como Joanna Hoffman
MELHOR ELENCO DE DUBLÊS
Everest
Furious 7
Jurassic World
Mad Max: Fury Road (VENCEDOR)
Mission: Impossible – Rogue Nation
TELEVISÃO
MELHOR ATOR EM TELEFILME OU MINISSÉRIE
Idris Elba – Luther como John Luther (VENCEDOR)
Ben Kingsley – Tut como Ay
Ray Liotta – Texas Rising como Lorca / Tom Mitchell
Bill Murray – A Very Murray Christmas como ele próprio
Mark Rylance – Wolf Hall como Thomas Cromwell
MELHOR ATRIZ EM TELEFILME OU MINISSÉRIE
Nicole Kidman – Grace of Monaco como Grace Kelly
Queen Latifah – Bessie como Bessie Smith (VENCEDORA)
Christina Ricci – The Lizzie Borden Chronicles como Lizzie Borden
Susan Sarandon – The Secret Life of Marilyn Monroe como Gladys Mortenson
Kristen Wiig – The Spoils Before Dying como Delores DeWinter
MELHOR ELENCO EM SERIE DRAMÁTICA
Downton Abbey – Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter, Raquel Cassidy, Brendan Coyle, Michelle Dockery, Kevin Doyle, Joanne Froggatt, Lily James, Rob James-Collier, Allen Leech, Phyllis Logan, Elizabeth McGovern, Sophie McShera, Lesley Nicol, Julian Ovenden, Maggie Smith e Penelope Wilton (VENCEDORA)
Game of Thrones – Alfie Allen, Ian Beattie, John Bradley-West, Gwendoline Christie, Emilia Clarke, Michael Condron, Nikolaj Coster-Waldau, Ben Crompton, Liam Cunningham, Stephen Dillane, Peter Dinklage, Natalie Dormer, Nathalie Emmanuel, Tara Fitzgerald, Jerome Flynn, Brian Fortune, Joel Fry, Aidan Gillen, Iain Glen, Kit Harington, Lena Headey, Michiel Huisman, Hannah Murray, Brenock O’Connor, Daniel Portman, Iwan Rheon, Owen Teale, Sophie Turner, Carice van Houten, Maisie Williams e Tom Wlaschiha
Homeland – F. Murray Abraham, Atheer Adel, Claire Danes, Alexander Fehling, Rupert Friend, Nina Hoss, René David Ifrah, Mark Ivanir, Sebastian Koch, Miranda Otto, Mandy Patinkin e Sarah Sokolovic
House of Cards – Mahershala Ali, Derek Cecil, Nathan Darrow, Michael Kelly, Elizabeth Marvel, Molly Parker, Jimmi Simpson, Kevin Spacey e Robin Wright
Mad Men – Sola Bamis, Stephanie Drake, Jay R. Ferguson, Bruce Greenwood, Jon Hamm, Christina Hendricks, January Jones, Vincent Kartheiser, Elisabeth Moss, Kevin Rahm, Kiernan Shipka, John Slattery, Rich Sommer, Aaron Staton e Mason Vale Cotton
MELHOR ATOR DE SERIE DRAMÁTICA
Peter Dinklage – Game of Thrones como Tyrion Lannister
Jon Hamm – Mad Men como Don Draper
Rami Malek – Mr. Robot como Elliot Alderson
Bob Odenkirk – Better Call Saul como Jimmy McGill
Kevin Spacey – House of Cards como Francis Underwood (VENCEDOR)
MELHOR ATRIZ DE SERIE DRAMÁTICA
Claire Danes – Homeland como Carrie Mathison
Viola Davis – How to Get Away with Murder como Annalise Keating (VENCEDORA)
Julianna Margulies – The Good Wife como Alicia Florrick
Maggie Smith – Downton Abbey como Violet, Condessa viúva de Grantham
Robin Wright – House of Cards como Claire Underwood
MELHOR ELENCO EM SERIE DE COMÉDIA
The Big Bang Theory – Mayim Bialik, Kaley Cuoco, Johnny Galecki, Simon Helberg, Kunal Nayyar, Jim Parsons e Melissa Rauch
Key & Peele – Keegan-Michael Key e Jordan Peele
Modern Family – Aubrey Anderson-Emmons, Julie Bowen, Ty Burrell, Jesse Tyler Ferguson, Nolan Gould, Sarah Hyland, Ed O’Neill, Rico Rodriguez, Eric Stonestreet, Sofía Vergara e Ariel Winter
Orange Is the New Black – Uzo Aduba, Mike Birbiglia, Marsha Stephanie Blake, Danielle Brooks, Laverne Cox, Jackie Cruz, Catherine Curtin, Lea Delaria, Beth Fowler, Kimiko Glenn, Annie Golden, Diane Guerrero, Michael J. Harney, Vicky Jeudy, Lauren Lapkus, Selenis Leyva, Taryn Manning, Joel Marsh Garland, Adrienne C. Moore, Kate Mulgrew, Emma Myles, Matt Peters, Lori Petty, Jessica Pimentel, Dascha Polanco, Laura Prepon, Elizabeth Rodriguez, Ruby Rose, Nick Sandow, Abigail Savage, Taylor Schilling, Constance Shulman, Dale Soules, Yael Stone e Samira Wiley (VENCEDORA)
Transparent – Alexandra Billings, Carrie Brownstein, Jay Duplass, Kathryn Hahn, Gaby Hoffmann, Cherry Jones, Amy Landecker, Judith Light, Hari Nef, Emily Robinson e Jeffrey Tambor
Veep – Diedrich Bader, Sufe Bradshaw, Anna Chlumsky, Gary Cole, Kevin Dunn, Tony Hale, Hugh Laurie, Julia Louis-Dreyfus, Phil Reeves, Sam Richardson, Reid Scott, Timothy Simons, Sarah Sutherland e Matt Walsh
MELHOR ATOR EM SERIE DE COMÉDIA
Jeffrey Tambor – Transparent como Maura Pfefferman (VENCEDOR)
Ty Burrell – Modern Family como Phil Dunphy
Louis C.K. – Louie como Louie
William H. Macy – Shameless como Frank Gallagher
Jim Parsons – The Big Bang Theory como Dr. Sheldon Cooper
MELHOR ATRIZ EM SERIE DE COMÉDIA
Uzo Aduba – Orange Is the New Black como Suzanne “Crazy Eyes” Warren (VENCEDORA)
Edie Falco – Nurse Jackie como Jackie Peyton
Ellie Kemper – Unbreakable Kimmy Schmidt como Kimmy Schmidt
Julia Louis-Dreyfus – Veep como Selina Meyer
Amy Poehler – Parks and Recreation como Leslie Knope
MELHOR ELENCO DE DUBLÊS
The Blacklist
Daredevil
Game of Thrones (VENCEDOR)
Homeland
The Walking Dead