Na primeira metade do século XX, a Universal tomou conta de um gênero bem específico e popular do cinema: os filmes de monstros. O estúdio concebeu as versões cinematográficas de Drácula, Frankenstein, Lobisomen, o Monstro da Lagoa Negra e também para A Múmia. Em 2014, iniciou-se a retomada dessas franquias por parte da Universal, começando com Drácula: A História Nunca Contada, e agora é chegada a vez d’A Múmia. Tom Cruise está confirmado para liderar o elenco do reboot.
Seguindo uma tendência aplicada aos filmes de super-herói, a intenção é que todos esses personagens (os monstros) compartilhem do mesmo universo, permitindo diálogo entre os filmes. Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes do personagem de Cruise, especula-se que ele viverá um heróico ex-membro da Marinha. O personagem transitaria entre os demais filmes propostos para o universo, sendo assim, o ponto de ligação entre eles. A Múmia, vivida por Boris Karloff no filme de 1932, poderá ser interpretada por Sofia Boutella (Kingsman: Serviço Secreto), inserindo uma interessante mudança de gênero para o personagem.
(Sofia Boutella)
Ao levar em consideração a abordagem utilizada em Drácula: A História Nunca Contada, juntamente com as recentes escolhas de papéis de Tom Cruise, acredita-se que o horror inerente aos monstros dará espaço a ação e aventura – também comum aos filmes de super-herói.
Alex Kurtzman dirigirá a partir do roteiro de Jon Spaights. A produção está a cargo de Roberto Orci, Chris Morgan e Sean Daniel, que foi responsável pela produção da trilogia de A Múmia estrelada por Brendan Fraser na década passada. Nos EUA, a data de lançamento está confirmada para 9 de junho de 2017.