O Festival de Cannes é sempre um grande evento para o cinema no mundo inteiro. Além da exibição de grandes lançamentos e do tapete vermelho sempre cheio de artistas bem-vestidos, o festival francês reúne, graças a Deus, grandes bafões que sempre repercutem. Nessa edição, que começou na última quinta-feira (11/05), a Riviera Francesa já foi abalada com polêmicas e boas histórias pra contar.
Logo na abertura do festival, o ator francês Laurent Lafitte, mestre de cerimônias da edição, fez um comentário irônico que gerou um desconforto gigantesco entre os presentes: “É ‘muito legal’ que você esteja rodando vários filmes na Europa, enquanto você nem mesmo foi condenado por estupro nos Estados Unidos”. Ele mencionava o escândalo que assombra o diretor Woody Allen, que é acusado de abusar sexualmente da própria enteada. Allen, inclusive, esteve presente juntamente com os atores Jesse Eisenberg, Blake Lively e Kristen Stewart, para a exibição do filme ‘Café Society’.
A ex ‘Gossip Girl’ Blake se manifestou sobre a polêmica em entrevista ao site americano Page Six: “Não foi só com Woody. Ele fez três comentários homofóbicos, uma piada sobre Hitler e uma piada sobre estupro. Tudo isso em 30 segundos. Acho que qualquer gracinha sobre estupro, homofobia ou Hitler não é uma piada”. A atriz, aliás, se recusou a comentar sobre as acusações e mostrou que a gravidez do segundo filho com Ryan Reynolds vai bem, obrigada. Na última quinta-feira (12/05) a atriz também esteve presente na divulgação de seu novo longa, ‘Águas Rasas’.
Kristen Stewart, por outro lado, mais uma vez levantou questões para os futriqueiros de plantão sobre sua vida amorosa e sobre sua sexualidade, já que sua ex-namorada, a cantora francesa Soko, também cruzou o tapete vermelho do festival. Menos, né minha gente. Já deu. O importante é que a atriz marcou presença tanto na exibição do longa metragem como na coletiva de imprensa.
Saindo de ‘Café Society’, a gente pula pra ‘Jogo do Dinheiro’, trazendo um pouco mais de ação pra atmosfera cult que paira nas exibições. Em entrevista recente, Jodie Foster, a diretora do longa, anunciou que provavelmente estaria tão desconfortável como sempre esteve na movimentação cinematográfica da Riviera Francesa, como vocês podem ler aqui. Mas não foi bem isso que aconteceu, já que a atriz, apesar da preguiça compreensível com as lentes insistentes dos fotógrafos, estava empolgada com a divulgação do filme.
Quem se destacou lindamente, por outro lado, foi Julia Roberts, que cruzou todo o glamour exacerbado do lugar descalça. A atitude incrível da atriz foi interpretada como um protesto diante da polêmica levantada por Cannes no ano passado, de que mulheres que não usassem salto alto teriam a entrada completamente vetada no evento. Uma vez diva, sempre diva!
Outras duas mulheres que também roubaram a atenção foram Amal Alamuddin, que com sua presença firme sempre mostra ser muito mais do que a esposa do astro George Clooney, ainda mais com suas ações como advogada de Direitos Humanos, e Susan Sarandon que, com 69 anos, ficou pouco se lixando pros comentários e posou de decotão e óculos escuros. E ainda ganhou um beijo super carinhoso de Naomi Watts!
Isso que a edição está só no começo ainda, heim? O que será que a França ainda nos reserva pra essa temporada, cheia de novidades cinematográficas? Vamos esperar ansiosos pra ver!