O UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DE TAYLOR JENKINS REID E A QUADRILOGIA DA FAMA

Talvez você não reconheça o nome Taylor Jenkins Reid à primeira vista, mas você com certeza já esbarrou em alguma de suas obras – ou adaptações delas. 

QUEM É TAYLOR JENKINS REID

Taylor Jenkins Reid é uma escritora norte-americana autora de 8 livros, até agora. Ela vive em Los Angeles com seu marido, o também autor Alex Jenkins Reid, e sua filha, e teve sua vida completamente mudada nos últimos anos com o sucesso estrondoso de seus livros desde 2017, impulsionado pelas redes sociais.

Ela começou a publicar seus livros em 2013, com o “Para Sempre Interrompido”, um romance sobre um casal recém casado que tem sua história interrompida com a morte do marido. Não chegou a se tornar um best-seller e só foi lançado no Brasil após o sucesso de seus demais livros, mas foi o suficiente para dar um pontapé inicial em sua carreira de escritora e, desde então, Taylor Jenkins Reid tem lançado um livro por ano.

Em 2014 lançou “Depois do Sim”, também um romance, sobre um casal que, depois de mais de 10 anos de casado, percebe que não está mais feliz no relacionamento. Em 2015 veio “Em outra vida, talvez?”, sobre um triângulo amoroso em que a menina deve escolher entre seu namorado e seu melhor amigo. Seu próximo livro foi “Amor(es) Verdadeiro(s)”, uma junção de seus temas anteriores, já que fala sobre um mulher que perdeu seu marido em um acidente e começa uma nova vida com seu melhor amigo só para descobrir que seu marido não tinha morrido e está de volta com a intenção de reatar seu relacionamento, esse foi a última adaptação da obra de Taylor Jenkins Reid para as telas, mas já vamos falar sobre isso. 

As coisas começaram a mudar de fato, e Taylor Jenkins Reid começou a moldar o sucesso e fama inegáveis que ela tem agora, em 2017, com o lançamento do livro “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, seu primeiro a alcançar o status de best-seller do New York Times, seguido por quase todos seus livros desde então. 

Mas “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” abriu mais uma porta para Taylor Jenkins Reid, a das adaptações cinematográficas, agora já dominada pela autora.

OS LIVROS E O SUCESSO DE TAYLOR JENKINS REID

A ascensão de Taylor Jenkins Reid como um dos maiores nomes do seu gênero na literatura começa com “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”. 

O livro lançado em 2017 foi o primeiro de uma nova fase do repertório de Reid. Enquanto suas obras anteriores eram centradas em casais comuns, com problemas comuns, em “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo Reid” ela expande seus horizontes e cria o seu próprio universo, que, inclusive, é conhecido hoje por “Reidverso”. 

Em “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” conhecemos a fictícia, mas incrivelmente real, Evelyn Hugo, a super estrela que acumulou tanta fama quanto casamentos. Ela foi o maior ícone do cinema nos anos 50 e sua ambição passou por diversas provações para que Evelyn chegasse onde sempre sonhou, mas não sem perder muitas coisas no caminho. 

O sucesso desse livro é justificado, Taylor Jenkins Reid conseguiu criar um universo extremamente crível ao redor de sua personagem. O livro intercala entre a história em prosa e depoimentos de Evelyn Hugo, que está contando sua vida para uma biografia sua, o que gera um clima imersivo e, ao terminar, é difícil de acreditar que aqueles personagens não são, de fato, reais. 

Apesar de ter sido lançado em 2017, o livro alcançou o ápice de seu sucesso – até agora – em 2022, quando viralizou no TikTok, onde suas menções já ultrapassam a marca de meio bilhão. A fama foi tanta que os direitos foram comprados pela Netflix, que produzirá um filme adaptando a história.

Em 2018 ela chegou a lançar “Evidências de uma traição”, um conto contado através de cartas entre uma mulher que está sendo traída e o marido da amante.

No entanto, depois de entrar nesse universo dos ricos e famosos, foi por lá mesmo que Reid ficou. Seu próximo romance, lançado em 2019, foi o de maior sucesso até agora: Daisy Jones & The Six, uma história que aproveita o universo envolvente de “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” e revoluciona em sua estrutura, uma vez que a história é contada como um documentário sobre a maior banda de rock do mundo nos anos 70 e os conflitos que causaram seu fim. 

O livro não só é um bestselling do New York Times, como também foi selecionado por Reese Witherspoon para fazer parte de seu Clube do Livro no mesmo ano. O sucesso da obra a fez ser comprada pela Amazon Originals para uma adaptação no formato de série, que você provavelmente já ouviu falar.

Em 2021 foi lançado Malibu Renasce, mais um best-seller do New York Times, também dentro do universo da elite californiana, dessa vez de uma família que participa de uma festa que acaba em caos quando eles têm seus maiores segredos revelados. 

Por último, pelo menos por enquanto, Taylor Jenkins Reid lançou em 2022 o livro “Carrie Soto está de volta”, uma história sobre a melhor jogadora de tênis do mundo. Carrie Sota já está aposentada, mas resolve voltar às quadras, mesmo já estando com 37 anos, quando um rapaz quebra seu recorde. Preciso dizer quer que entrou na lista de mais vendidos do New York Times?

AS ADAPTAÇÕES PARA AS TELAS

Com mais de 5 milhões de cópias publicadas, 500 mil cópias vendidas só com “Os Sete Maridos” de Evelyn Hugo, e obras traduzidas para mais de 30 idiomas, é natural que a indústria audiovisual fosse um novo caminho para essas histórias e com Taylor Jenkins Reid isso aconteceu em alta velocidade. 

De seus 9 livros (contando com o conto), 2 deles já tiveram suas adaptações lançadas e outros 2 estão em fase de produção.

Vamos começar pelo filme, que está fora do “Reidverso”. Amor(es) Verdadeiro(s) chegou recentemente nos cinemas brasileiros e é uma adaptação do livro homônimo lançado em 2016. Taylor Jenkins Reid acompanhou de perto todo o processo de adaptação, tanto que chegou a escrever o roteiro do filme junto com seu marido Alex Jenkins Reid. Juntos, eles contaram a história de Emma (interpretada por Phillipa Soo), uma viúva que está para casar novamente, dessa vez com seu melhor amigo Sam (Simu Lee), depois de ter perdido seu marido Jesse (Luke Bracey) num acidente alguns anos atrás. No entanto, para surpresa geral, Blair recebe uma ligação durante sua festa de noivado e no telefone está ninguém menos que seu marido, vivo e dizendo que está voltando para casa. 

É um triângulo amoroso clássico, apesar das condições, e não vende tão bem o talento de Taylor Jenkins Reid. Você pode ler nossa crítica completa aqui.

DAISY JONES & THE SIX

Agora a gente entra de cabeça, e com muito estilo, no Reidverso. Daisy Jones & The Six chegou esse ano no Prime Video da Amazon e, esse sim, diz a que Reid veio. O livro de Daisy Jones & The Six já é muito superior ao Amor(es) Verdadeiro(s), mas a adaptação cinematográfica não tem nem comparação. 

Daisy Jones & The Six virou uma minissérie musical com 10 episódios de uma hora e 1 álbum completo, com direito aos maiores sucessos da banda fictícia que, novamente, parece 100% real. 

Essa é a primeira adaptação do que ficou conhecido como “Quadrilogia da Fama”, nome dado pelos fãs às obras de Taylor Jenkins Reid que transitam pelo mesmo universo e são unidas por um personagem em comum: Mick Riva, mas a gente fala dele daqui a pouco.

Estrelada por Riley Keough como Daisy Jones e Sam Claflin como Billy Dunne, Daisy Jones & The Six tem como inspiração a banda real Fleetwood Mac, cujos melhores álbuns foram criados quando os maiores entraves aconteciam entre os membros nos bastidores. Na série, em meio às diversas tensões, se forma um triângulo amoroso centralizado em Billy Dune e envolvendo sua esposa Camila e a cantora Daisy Jones depois que ela entra para a banda de Billy. Romance não é o único foco aqui, a história também fala sobre as loucuras vividas pelas bandas de rock nos anos 70, a vida de sexo, drogas e rock ‘n’ roll, a paixão pela música e a luta pela sobriedade e estabilidade. 

A série e o livro têm temas centrais diferentes, mas a adaptação funciona extremamente bem. Os personagens têm personalidades magnéticas e as músicas, com um som ao mesmo tempo característico dos anos 70 e moderno, têm qualidade suficiente para serem aproveitadas para além dos episódios, o que só aumenta a imersão já criada pelo formato de documentário, apesar dos depoimentos serem reduzidos na série para dar mais espaço às dramatizações. 

Embora essas sejam as únicas adaptações lançadas até agora, duas mais já estão no forno e devem chegar às telas logo, logo. Uma delas, é claro, é “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, que será adaptada para um filme pela Netflix. Ainda não se tem muitas notícias a respeito, mas já sabemos que Jessica Chastain não está envolvida. Por mais que os fãs estivessem fazendo uma grande campanha pedindo para que ela interpretasse a protagonista, a atriz já deixou bem claro que tem outros projetos em seu futuro e esse não é um deles. Ainda assim, a expectativa é alta para descobrir como essa personagem icônica será transportada para as telas.

O outro livro de Taylor Jenkins Reid que será adaptado é Malibu Renasce, cujos direitos para uma minissérie já foram adquiridos pelo streaming Hulu antes mesmo do livro chegar às prateleiras. Também uma parte da “Quadrilogia da Fama”, aqui o personagem Mick Riva tem, enfim, o holofote. 

Livro Malibu Renasce, de Taylor Jenkins Reid, publicado no Brasil pela Editora Paralela com tradução de Alexandre Boide.

Mick Riva apareceu primeiro em “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, ele participa ativamente da história, tendo sido, inclusive, o terceiro dos sete maridos de Evelyn. Depois, foi mencionado como um conhecido de Daisy e da banda em Daisy Jones & The Six, apesar de seu papel não ter sido grande o suficiente para aparecer na série. Agora, em Malibu Renasce, a história é, justamente, sobre a família Riva e contada do ponto de vista de Nina, uma das filhas de Mick e sua relação com seus irmãos. Ainda não temos grandes informações sobre a série, mas já sabemos que Taylor Jenkins Reid será uma das produtoras executivas junto com Liz Tigelaar, que também esteve envolvida na criação da série Little Fires Everywhere, adaptação do livro homônimo. 

O quarto livro da Quadrilogia da Fama é “Carrie Soto Está de Volta”. Até o momento não há nenhuma notícia a respeito de uma futura adaptação, mas considerando o sucesso do livro e da série de Daisy Jones & The Six, é muito provável que tenhamos novidades em breve.

pt_BR