Apresentadora, empresária, jornalista e atriz. Oprah Winfrey tem o poder! Nessa semana, a HBO divulgou um comunicado anunciando que uma das mulheres mais poderosas dos Estados Unidos vai estrelar sua nova produção cinematográfica.
Trata-se do filme ‘The Immortal Life of Henrietta Lacks’ (em português, ‘A Vida Imortal de Henrietta Lacks’), projeto inspirado no livro best-seller de não-ficção da escritora norte-americana Rebecca Skloot, lançado no Brasil pela editora Companhia das Letras.
A história é um retrato da própria Henrietta Lacks, uma mulher negra, pobre, lavradora e descendente de escravos, que veio a falecer em 1951 de câncer cervical. Sem o seu consentimento prévio, ela acabou se tornando uma doadora involuntária de suas células cancerígenas para projetos de pesquisas científicas. O câncer de Henrietta tinha uma peculiaridade: ele produzia metástases anormalmente rápidas, resultando em células absurdamente longevas.
A escritora Rebecca Skloot, autora da obra que inspirou a nova produção da HBO
O resultado foi a criação de uma indústria bilionária, que criou a primeira linhagem celular imortal da história. A linhagem acabaria sendo nomeada como HeLa, uma homenagem à mulher que possibilitou o desenvolvimento desses experimentos, como vacina para poliomelite e pesquisas para combater a AIDS.
Além de viver a personagem principal, Oprah Winfrey também será produtora executiva do projeto. E aí, curiosos?