“Os Banshees de Inisherin” | A brilhante e absurda história sobre o fim de uma amizade

O diretor e roteirista britânico, Martin McDonagh (Três Anúncios Para Um Crime), volta aos cinemas com a comédia dramática, “Os Banshees de Inisherin”, um conto que acontece numa ilha no norte da Irlanda.

Com nove indicações ao Oscar 2023, incluindo a categoria de Melhor Filme, “Os Banshees de Inisherin” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (02). O longa divide a segunda posição de maior número de indicação com o filme de guerra alemão, “Nada de Novo no Front”. Os dois só ficam atrás da produção “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, que lidera a lista com 11 nomeações.

A história do filme gira em torno dos personagens Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson), que vivem em uma pequena ilha chamada Inisherin na Irlanda. Eles são conhecidos por todos os moradores como amigos de longa data. Mas tudo muda quando de uma dia para o outro, Colm decide abruptamente terminar sua amizade com Pádraic, justificando que apenas não gosta mais de sua companhia.

Trazendo uma narrativa absurdista e teatral, o roteiro assinado por Martin McDonagh, decide criar uma atmosfera caótica, mostrando como os personagens lidam com as mudanças e criam situações incoerentes que vão se transformando em consequências graves e inimagináveis. Essa escolha de roteiro é o ponto mais positivo da produção, que consegue traçar uma linha de acontecimentos que começam simples e ficam completamente complexas.

Com um elenco todo irlandês, mistura drama e humor ácido, apresentando um pouco da cultura folclórica do país, além de construir a relação com o espaço, onde as paisagens fazem parte da narrativa. Durante o longa, o espectador é levado a conhecer a ilha toda, se ambientando da rotina dos protagonistas e os caminhos que fazem diariamente, o que só enriquece a inserção com o enredo.

A dupla de atores Colin Farrell e Brendan Gleeson marcam mais uma parceria com McDonagh, onde já contracenaram juntos no longa de 2008 do diretor, “Na Mira do Chefe”. Ambos tem atuações incríveis em “Os Banshees de Inisherin”, onde a química em cena é constante, passando a ideia de que realmente eram melhores amigos.

Além dos protagonistas, vale o destaque para os personagens Siobhán (Kerry Condon), que é a irmã inteligente, gentil e forte de Pádraic, e também o ator Barry Keoghan, que faz o jovem Dominic que é conhecido como “o louco da cidade”. As atuações de Kerry Condon e Keoghan roubam as cenas que participam, auxiliando na construção de dramas paralelos, que são coesos e interessantes para a trama.

Concluindo, “Os Banshees de Inisherin” marca a volta de Martin McDonagh em grande estilo, trazendo um dos mais brilhantes roteiros para a temporada de premiações do cinema. Ele transforma uma simples história de uma amizade desfeita em um grande espetáculo do absurdo.

pt_BR