No próximo domingo (26), teremos a 89ª cerimônia do Oscar, em que descobriremos quem são os melhores do ano. Porém, o que poucos sabem é quem vota e como vota. Vamos tirar essa dúvida do jeito mais simples, confira a seguir:
Escolha de membros
Ultimamente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar, tem mais de 6 mil membros. Isso graças ao convite feito pela própria instituição nos últimos anos, em busca de renovação entre a votantes, dando mais lugares para mulheres e pessoas de outras etnias.Hoje, podemos ver que a iniciativa, de fato, teve valia: houve um aumento de indicados mulheres e pessoas de nacionalidades variadas, tornando essa cerimônia a mais diversa da história da premiação. Mas ainda há o que melhorar.
Dividido em 15 setores, como atores, técnicos de efeitos especiais, diretores e documentaristas, a Academia permite apenas que se participe de um só setor. Deste modo, dá ênfase aos quesitos técnicos, isto é, vota-se de acordo com a área de especialidade. Por exemplo, se um ator também faz a função de diretor, ele tem que escolher uma das categorias.
Ser indicado para um Oscar não é uma garantia de que você se torne membro. Para entrar na Academia, é preciso ser indicado por algum membro, que o defenderá perante ao conselho. O candidato atendendo os padrões impostos ou tendo contribuído de maneira significativa ao cinema, o candidato recebe o convite do comitê, parabenizando-o. Uma curiosidade é que existe uma contribuição de 250 dólares por ano, para cada membro.
Indicados ao Oscar
Em dezembro, cada associado envia uma lista com cinco nomes. Com exceção do Melhor Filme, que são indicados e escolhidos por todos os membros da Academia, as demais categorias são escolhidas pelos dos profissionais das aréas envolvidas. Vale destaque também às categorias Melhor Filme Estrangeiro e Longa-metragem de Animação, que são selecionados por comitês específicos.