Pimenteiros de plantão! Hoje faremos uma nova descoberta nessa terra desconhecida que vai além do universo dos grandes lançamentos. Se esta é sua primeira visita, este é o Perdido nas Prateleiras, aqui falamos sobre coisas valiosas que passam despercebidas no nosso radar. Uma vez por semana (sexta-feira) falaremos sobre alguma obra não tão comentada quanto as mais festejadas, coisas que estão por aí e talvez você não conheça, e se você conhecer compartilhe essas raridades que merecem a nossa atenção e a de todos.
Nesse ímpeto de facilitar a procura, hoje vamos de um combo facilmente encontrado na locadora vermelha. Ambos se assemelham em dois pontos: ambos apresentam os bastidores do futebol americano e ambos são documentários.
‘Undefeated’ levou o Oscar de 2012. Neste documentário vemos o esforço de uma escola pobre de Memphis em busca da glória, já que a sua equipe de futebol americano acumulava fracassos. A direção de Daniel Lindsay e T.J. Martin é repleta de beleza e pureza. O retrato mostrado desconstrói o glamour que vemos normalmente nos filmes em Hollywood. A semelhança com a incrível série ‘The Friday Night Lights’ (Uma das melhores séries da ultima leva de ouro – que pode aparecer por aqui) é feita automaticamente, quem viu a série, sem dúvidas vai se afeiçoar com a ótima história desses garotos desajustados, que vêem a esperança de ter algo melhor graças ao carisma de seu técnico.
O final de Undefeated te deixa órfão, em quase 2 horas o impacto que a relação jogador – treinador-sonho traz é estrondosa, causando uma emoção afetiva com o público e a história dos garotos. Ao subir o letreiro e a história parar de ser contada, senti que queria mais, estava já pensando em apelar para os clássicos do gênero como o impecável ‘Um Domingo Qualquer’ ou o meu predileto ‘Duelo de Titãs’. Para a minha surpresa ao passar fuçar no Netflix de cara com outro documentário, claro que o selo de qualidade já fortifica a vontade de assistir, mas ao ler a sinopse e presenciar uma história que complementaria o que’ Undefeated’ deixara, apertei o play e acabei por ver os 6 episódios de’ The Last Chance U’ em uma madrugada.
Com uma fotografia de encher os olhos, ‘The Last Chance U’ conta a historia da Universidade East Mississippi. Um lugar que da oportunidade para jovens jogadores com problemas, de notas ou pessoais. Todos aqueles que foram desacreditados e tem um talento incomum acabam formando um time multi-campeão nacional. Acompanhando o dia-a-dia da equipe na busca pelo quarto titulo nacional – mesmo em uma divisão inferior -, os Lions como são conhecidos, encontram muitas dificuldades individuais ao tentar relacionar o sonho com o a importância do estudo. Como um amigo meu, fanático e jogador do esporte me disse: ”O último episódio parece que foi escrito por algum roteirista excelente”. Mas não quando encaramos aquilo como algo real, se torna em um dos melhores episódios do ano.
Você pode encontrar histórias extremamente comoventes em ambas as obras, porém ao assistir as duas em sequência, acredito que seja o complemento ideal para entender que a vida dos atletas não se resume só ao glamour, e que a importância do técnico é tão importante quanto à de um professor, mestre ou dos familiares. Vença seu preconceito e dê uma chance para histórias reais.
Tem alguma sugestão? Alguma coisa que o mundo deveria conhecer? Faça sua sugestão e quem sabe ela possa aparecer aqui no Perdido nas Prateleiras.