6.5/10

Ferrari

Diretor

Michael Mann

Gênero

Drama

Elenco

Adam Driver, Penélope Cruz, Gabriel Leone

Roteirista

Troy Kennedy Martin

Estúdio

Diamond Films

Duração

120 minutos

Data de lançamento

22 de fevereiro de 2024

Em 1957, o ex-piloto Enzo Ferrari está em crise. A falência assombra a empresa que ele e a esposa, Laura, construíram, enquanto seu casamento está instável. Ele decide contrapor as perdas apostando tudo na corrida Mille Miglia, na Itália.

O diretor Michael Mann finalmente volta aos cinemas com o longa sobre a vida de Enzo Ferrari. Mann, que é conhecido por Colateral (2004) e o clássico “Fogo Contra Fogo” (1995), não lançava filme desde 2015 com o drama de ação “Hacker”, que foi um fracasso de bilheteria e crítica na época.

Um projeto dos sonhos de Michael Mann era adaptar o livro biográfico, “Ferrari: O homem por trás das máquinas”, do autor Brock Yates. O diretor levou quase duas décadas para tornar a produção uma realidade.

Em “Ferrari”, Michael Mann traz o ator Adam Driver como Enzo Ferrari, para viver a vida tumultuada do lendário magnata do automobilismo. Além de Driver, o elenco conta com Penélope Cruz, Shailene Woodley e o brasileiro Gabriel Leone.

O roteiro escrito por Troy Kennedy Martin, que faleceu em 2009, faz um recorte da vida de Enzo Ferrari, que é focado em 1957, um ano crucial na vida do empresário tanto pessoal quanto profissionalmente, onde a empresa fundada por Ferrari e sua esposa Laura (Penélope Cruz) enfrenta a falência. Enzo arrisca tudo na famosa Mille Miglia, uma corrida de longa distância pela Itália, algo que redefiniu o conceito de carro esportivo italiano de alta performance e que semeou as sementes da Fórmula 1. Além disso, tenta viver um segunda vida em segredo com sua amante e futura companheira Lina Lardi (Shailene Woodley) e o seu filho Piero (Giuseppe Festinese), fruto da relação, que espera um dia poder usar o sobrenome do pai.

O grande destaque é o Adam Driver, que está ótimo como Ferrari ou “Il Commendatore”, como era chamado. A sua interpretação mostra as várias faces de um homem complexo, que ao mesmo tempo que é amoroso com seus filhos, ainda é frio e calculista com outras relações, dando prioridade para o sucesso de sua empresa e de seu legado.

Além disso, outros nomes do elenco entregam performances poderosas, como Penélope Cruz destacando-se pela expressividade de seu olhar e a força de uma mulher independente, e claro, Gabriel Leone que está ótimo dando vida ao personagem do piloto Alfonso de Portago, que é uma figura importante para o enredo.

Sob a direção habilidosa de Michael Mann, o filme captura a essência da paixão pelo automobilismo, sendo uma ótima opção para filmes desse gênero, como foi o caso de “Ford vs Ferrari” (2019), do diretor James Mangold. Além disso, Mann consegue construir personagens ambíguos e com atitudes duras e complexas.

A montagem tem um ritmo bom, que consegue misturar momentos dramáticos com cenas dinâmicas das corridas. Mesmo com uma narrativa cheia de altos e baixos.

Mas existe claramente um problema nos efeitos visuais, onde o CGI não convence, o que não tira tanto o efeito impactante em momentos de batidas violentas, principalmente, a cena da tragédia na corrida Mille Miglia.

Em suma, “Ferrari” é envolvente. Oferece uma perspectiva interessante da vida de Enzo Ferrari, um homem cheio de camadas e difícil de decifrar. Mesmo com alguns problemas técnicos, o que faz o filme bom são as performances marcantes e a boa direção de Michael Mann.

8

Missão cumprida

pt_BR