MoneyBoys
Diretor
C.B. Yi
Gênero
Drama
Elenco
Kai Ko, Chloe Maayan, J.C. Lin
Roteirista
C.B. Yi
Estúdio
Pandora Filmes
Duração
120 minutos
Data de lançamento
08 de fevereiro de 2024
Chegou essa semana nos cinemas, o filme “MoneyBoys”, que marca a estreia do primeiro longa do diretor C.B.Yi. A produção taiwanês-austríaco, conquistou 3 nomeações no Festival de Cannes, incluindo: Un Certain Regard.
A trama acompanha a vida de Fei, um jovem que ganha a vida na cidade grande como garoto de programa. No entanto, sua realidade desmorona quando ele se depara com a rejeição de sua família em relação à sua homossexualidade, apesar de aceitarem seu dinheiro.
Com uma narrativa provocativa e corajosa do diretor, o filme nos leva para uma jornada através de diferentes momentos da vida de Fei, que mostra a sua perda da inocência ao lidar com a prostituição e a violência que existe neste meio. E com um salto temporal, vemos o personagem mais maduro em todas essas questões que impactaram sua vida.
Uma das características mais marcantes de “MoneyBoys” é a assinatura estilística do diretor, evidenciada pelo uso predominante de planos abertos e planos sequência. Essa escolha estética, que mantém uma certa distância dos personagens, reflete a abordagem do filme com as questões culturais e tabus da sociedade asiática em relação à LGBTQIAP+.
A escolha do diretor em trabalhar com esse enquadramento mais distante, pode-se analisar algumas questões da própria história sobre como a cultura asiática, no geral, é mais conservadora. Então, quando assistimos o personagem em momentos íntimos ou conversando com os amigos em uma mesa sobre essas questões, a câmera está distante para mostrar como esse assunto é algo distante para aquela sociedade.
O roteiro do filme é audacioso ao explorar temas como prostituição e relacionamentos homoafetivos. No entanto, mesmo carregando uma história instigante, o longa tropeça em seu ritmo e na conclusão de certos aspectos da trama, se tornando cansativa e repetitiva em alguns momentos, deixando questões confusas e sem resolução.
O filme trabalha a diferença de comportamentos de Fei em ambientes diversos. Quando ele está na cidade grande, é uma pessoa mais segura de si, que domina uma sala. Mas quando ele volta para a aldeia onde cresceu, um lugar onde existe muita tradição, ele é mais retraído. É neste momento que sabe-se mais sobre o seu passado e o seu relacionamento com os homens da família. O longa mostra a hipocrisia de uma pai conservador que o condena por ser quem é, mas que não deixa de aceitar o dinheiro que ele manda para ajudar.
Mesmo se tratando de um filme que tem a escolha de um discurso mais abstrato e característico do cinema arte, a narrativa pede mais desenvolvimento da história e a ausência de uma conclusão satisfatória impede que o filme atinja seu potencial completo.
“MoneyBoys” é corajoso e importante por abordar temáticas pouco exploradas no cinema asiático. No entanto, sua execução é prejudicada por problemas de ritmo que, apesar de visualmente impressionante, deixa a desejar em termos de narrativa.