6.9/10

Patos!

Diretor

Benjamin Renner

Gênero

Animação

Elenco

Roteirista

Mike White e Benjamin Renner

Estúdio

Universal Pictures

Duração

83 minutos

Data de lançamento

04 de janeiro de 2024

Uma família de patos tenta convencer seu pai superprotetor a embarcar nas férias dos sonhos.

Em Patos! (o título brasileiro poderia ter sido mais criativo, o original é “migração”), uma família de 4 patos vive unida e feliz no lago que chamam de lar desde sempre. É uma família amorosa, mas o pai Mack é superprotetor e começa a encontrar obstáculos na relação com o filho mais velho Dax, que tem uma alma aventureira e, principalmente, curiosa. Para Mack, o único jeito de se viver bem é viver de forma segura, mesmo que isso exclua diversas possibilidades de diversão, mas ele não pode prender seus filhos para sempre, muito menos quando conhecem uma outra família de patos que, diferente deles, migra ao invés de ficar sempre no mesmo lugar. Quando essa nova família sugere que os Mallards os acompanhem em sua viagem até a Jamaica, o primeiro instinto de Mack é dizer não, mas sua esposa Pam é tão aventureira quanto o filho e logo (não tão logo assim) os quatro embarcam, pela primeira vez, numa viagem, mas como eles nunca fizeram isso antes e estão nessa sozinhos, ao invés de em bando, como os outros patos, eles se perdem e acabam parando em Nova York, o lugar menos propício pra uma família de patos.

É um “Procurando Nemo” no ar, em vez de no oceano, em que a família, especialmente o pai, deve descobrir que ter novas experiências e sair da zona de conforto é importante, ainda que coloque algumas coisas em risco. É um roteiro simples, mas que cumpre o seu papel. Em Nova York, a família ainda conhece uma gangue de pombos e um papagaio preso em cativeiro que sabe o caminho para a Jamaica, mas antes, eles devem libertá-lo. De novo, bem “Procurando Nemo”, mas “Procurando Nemo” é um filme bom o suficiente para que até seus semelhantes sejam satisfatórios. 

Outros personagens encontrados pela família são os responsáveis pelo antagonismo, com um tipo leve de vilão, mas também pelo humor (uma fazenda de patos com um segredo é especialmente divertida e um tio atrapalhado e sem noção que garante bons momentos), que apesar de comedido, pode agradar a toda família – mas o foco maior parece estar mesmo entre os mais novinhos. 

“Patos!” é um filme que não tenta ser mais do que é. Com curta duração, o filme é objetivo sem deixar de lado a diversão e os personagens têm personalidades realistas, ou tão realista quanto uma animação infantil pode ser. A temática de viagens e aventura, sempre em família, cai como uma luva para a temporada de férias das crianças por aqui e, com seu bom humor, história fácil de compreender, mas com uma lição importante por trás, e clima animado, é uma ótima opção para quem quer levar os pequenos para uma ida ao cinema, ou até mesmo aproveitar para apresentar o cinema para os menores. De bônus, ainda tem um curta-metragem dos Minions com o Viktor (Meu Malvado Favorito) antes do filme começar.

 

Por Júlia Rezende

 

8

Missão cumprida

pt_BR