6.9/10

Segredos de Um Escândalo

Diretor

Todd Haynes

Gênero

Comédia , Drama , Suspense

Elenco

Julianne Moore, Natalie Portman, Charles Melton

Roteirista

Samy Burch e Alex Mechanik

Estúdio

Diamond Films

Duração

117 minutos

Data de lançamento

18 de janeiro de 2024

Uma atriz pesquisa para interpretar uma mulher que, 20 anos antes, viveu um romance com um adolescente, causando um escândalo e a sua prisão.

Em Cisne Negro, Natalie Portman interpretou (e ganhou, merecidamente, o Oscar) uma mulher que perde (ou encontra) sua identidade tentando entrar na sua personagem e entregar uma performance convincente – e perfeita. Em “Segredos de um Escândalo”, que teve sua estreia mundial no Festival de Cannes e deve render ao menos algumas indicações ao Oscar, Natalie Portman interpreta uma mulher que muda sua personalidade para entrar em sua personagem e entregar uma performance convincente – e perfeita. E como Natalie Portman faz bem esse papel. As semelhanças, no entanto, param por aí. Enquanto Nina (sua personagem em Cisne Negro) era uma mulher insegura e inexperiente, que se perde inocentemente na busca da personagem, Elizabeth é uma atriz decidida e dedicada, conscientemente focada em mergulhar (e até mesmo invadir) na vida pessoal de sua personagem, custe o que custar e doa a quem doer. 

Elizabeth é uma atriz famosa que assina com um estúdio independente para um filme baseado em eventos reais que tomaram conta dos tabloides e noticiários do país pouco mais de duas décadas antes. Para se preparar para o papel, Elizabeth vai para a cidade de Gracie (Julianne Moore), a personagem central do escândalo, onde ela mora com o marido Joe (Charles Melton) e os filhos gêmeos do casal Charlie (Gabriel Chung) e Mary (Elizabeth Yu). Essa família fictícia, e o escândalo em questão, são baseados em eventos da vida real também. Em 1996, a polícia estadunidense descobriu que Mary Kay Letourneau, uma professora de 34 anos, estava em um relacionamento sexual com um aluno de 12 anos. Na época, Mary Kay já tinha 4 filhos e era casada, foi, inclusive, o seu marido que encontrou cartas trocadas por Mary e a criança e contou para polícia, que prendeu Mary Kay por estupro de vulnerável, mas o caso tomou proporções bizarras quando Mary Kay deu à luz, ainda na cadeia, a um filho com seu aluno e, quando liberada, voltou a ter relações com o menino, indo presa uma segunda vez, grávida de novo e, mais uma vez, deu à luz na prisão. Quando saiu, 6 anos depois, casou com seu ex-aluno e eles ficaram juntos por 14 anos até se separarem. Vili Fualaau, o aluno que virou marido, nunca terminou o ensino médio e lutou por muitos anos com doenças como alcoolismo e depressão, chegando até mesmo a tentar se suicidar. 

No filme, a história é um pouco diferente. Gracie não era professora, e sim chefe de Joe numa pet shop. Ela era casada, mas só tinha um filho, Georgie (Cory Michael Smith), que era colega de classe de Joe e foi pega no flagra com o menino durante o trabalho. Elizabeth chega à casa da família 25 anos depois do famigerado escândalo, com a intenção de estudar para interpretar Gracie em seu filme, e encontra o que, à primeira vista, parece ser uma família perfeita. Conversando com uma vizinha do casal, Elizabeth ouve que o casal é muito estimado pela comunidade e nada parece fora do lugar, apesar de tudo que, obviamente, começou num lugar errado. Mas o fato de que as aparências enganam é o cerne de toda a questão em “Segredos de um Escândalo”, e um filme com essa temática só funciona com um elenco capaz de segurar as nuances e as quebras de expectativa do que conhecemos de cada personagem e permanece em mutação por toda a duração do filme. Por sorte, o filme de Todd Haynes conta com duas vencedoras do Oscar, Natalie Portman e Julianne Moore e o “novato” Charles Melton, formando um trio impressionante que, a cada cena, dá uma aula de atuação. 

Desde a cena inicial, “Segredos de um Escândalo” estabelece uma relação com a desconstrução – das aparências, das personalidades, das histórias e pontos de vista como um todo. Enquanto Elizabeth tenta desvendar a mente e as motivações de Gracie, se aproxima também do restante da família e de suas conexões com o passado, mas mesmo tentando absorver a personalidade de Gracie a ponto de espelha-la (até literalmente, com uma cena entre as duas na frente de um espelho que condensa toda a relação entre as duas em um breve, mas decisivo momento), Gracie prova ter um controle absurdo sobre a forma como é percebida pelos demais e seu poder de manipulação desafia as convicções de Elizabeth sobre ela, sobre si e sobre a situação como um todo. Como em “Cisne Negro”, a vontade de entender – e de certa forma substituir – outra pessoa para desempenhar um papel, leva a atriz a tomar atitudes que antes, lhe seriam desconhecidas. 

Um dos elementos mais instigantes do filme é a percepção de Joe sobre seu relacionamento com Gracie e seu papel dentro da família e como ela muda com a chegada de Elizabeth. Um homem que, de certa forma, ainda está preso à sua infância roubada por Gracie e por toda a situação a que foi submetido, mas tenta ser o homem que Gracie promete que ele sempre foi. Seus conflitos internos e dificuldades de desenvolvimento são retratados por Charles Melton de forma sutil, mas poderosa, combinando perfeitamente com a quietude forçada de Joe. Todd Haynes soube aproveitar todas essas características, para criar um clima de tensão, mas que mescla a seriedade com toques de absurdo, dando espaço para outras situações, sem nunca desviar o foco dos três protagonistas – um grande acerto já que eles são a alma do filme.

 

Por Júlia Rezende

9

Missão cumprida

pt_BR